Gestão Operacional, de Intercâmbio e Regulação 

Com mais um ano em meio de incertezas, foram necessárias adaptações às mudanças constantes e a busca por alternativas para cuidar das relações do Sistema Unimed-RS e dos beneficiários. Também foi preciso resguardar as equipes para que trabalhassem com segurança.

 

A Diretoria Operacional, de Intercâmbio e Regulação trabalhou junto às suas áreas e demais parceiros com o intuito de fortalecer os processos através da análise contínua e da aplicação de melhorias, aperfeiçoando a gestão assistencial e suas relações estabelecidas através do intercâmbio do Sistema Unimed-RS.

 

Visando à sustentabilidade do negócio, foram mantidas as ações que visam à gestão da transparência, com a atualização e publicação das regras e tabelas de recursos próprios, junto às Unimeds do Polo Mercosul, bem como a revisão das tabelas referências dos sistemas estadual e nacional, de modo a equalizar e estimular o trabalho médico.

 

Nas questões que envolvem a auditoria médica e de enfermagem, além do treinamento constante e da revisão dos instrumentos regulatórios, são realizadas reuniões periódicas para a atualização desses processos.

 

Com a parceria de outras diretorias, foi mantido o desenvolvimento para o atendimento das demandas de saúde, principalmente aquelas relacionadas à covid-19, buscando desenvolver o processo de teleassistência (teleconsulta).

 

No Sistema Unimed nacional, sempre buscando alinhamento e representatividade, mantivemos a participação na Comissão dos Honorários Médicos, na Comissão de Adequação do Rol de Procedimentos Unimed, no Colégio Nacional de Auditores, no Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores, no Comitê Consultivo, no Comitê Nacional de Intercâmbio, no Grupo Técnico de Atendimento no Intercâmbio, no Grupo Técnico da TNUMM, no Grupo Técnico de Pacotes e no Grupo Técnico de Rede. Todos os grupos realizaram reuniões virtuais para discutir os assuntos pertinentes, não deixando de encaminhar as demandas que foram sugeridas, bem como propondo novas estratégias

 

Junto à representação na sociedade, foi mantida a participação como membro do Comitê Executivo Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, ligado ao Comitê Nacional de Justiça, e o envolvimento na criação do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário – Saúde Suplementar, junto ao Tribunal de Justiça do estado. Além disso, continuou participando de conciliações no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) – Saúde Pública e Suplementar, que tem por objetivo realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios na área da saúde.

 

Também foi mantida a aproximação ao órgão regulador (ANS) e a outras entidades, para construir meios que levem à excelência no atendimento ao beneficiário.

 

Na Operadora/RS, registrada na ANS sob o n° 367087, a Diretoria Operacional, de Intercâmbio e Regulação desenvolve sua atividade de gestão em conjunto com os outros diretores e é responsável pela Central de Relacionamento e pelas áreas de Cadastro e Faturamento, em que atua no controle da sinistralidade e na eficiência operacional dos processos de mediação/regulação e de auditoria retrospectiva, colaborando para a manutenção do equilíbrio financeiro dos contratos.