Projetar Produtos, Vender Contratos Federativos e Fidelizar 

O Núcleo de Negócios Corporativos (NNC) tem por objetivo comercializar contratos federativos, conforme as regras estabelecidas pela ND 13, da Unimed do Brasil, e pelo RAMI, capítulo 3. É responsável pela manutenção, reajuste e renovação de contratos de planos de saúde com os seus clientes (pessoas jurídicas). Também é responsável pelo processo de pós-vendas da OPS/RS, focando em novas inclusões de contratos da OPS/RS. Todos esses processos são replicados às prestadoras, com exceção do pós-vendas. Todos os anos, o NNC aplica a Pesquisa de Satisfação de Contratantes. Para o ano de 2022, haverá a disponibilidade dos produtos odonto e baixo custo.

 

No ano de 2021, considerando o forte pico da pandemia no primeiro semestre, foram promovidas estratégias de negociação com clientes, como, por exemplo, o parcelamento de faturas e a prorrogação de reajustes. Não houve perda de clientes e manteve-se o número de vidas em relação ao ano anterior. 

 

Foram implementadas ações oriundas do RH Experience, levando soluções aos clientes, como: Portal Empresas, que é um canal de movimentação cadastral; aperfeiçoamento do app Quero Consulta; Declaração de Saúde on-line; e um grande avanço na carteirinha digital, que está em fase final para implantação. Também foi adquirido um software de CRM para relacionamento com o cliente, passando de uma ferramenta “caseira” para um software de mercado. 

 

Em relação ao exercício de 2021, os principais pontos de destaque foram: a) avanço na elaboração do produto de baixo custo (low cost), que contou com o apoio da consultoria FOURGE, superando nove etapas do processo de criação do produto mínimo viável (MVP). b) o Produto Odonto está em franco desenvolvimento. Foi contratada uma colaboradora com experiência em processos e produtos odontológicos para atuar no NNC e contribuir na construção dessa estratégia. Outro ponto relevante foi a parceria com a Deloitte, uma das maiores empresas de consultoria em saúde do mundo, que, por meio do Comitê Estadual de Gestão de Mercado, realizou quatro apresentações para o estado com foco em temas como: concorrência, inovação, desafios e tendências para o mercado de saúde, sem custo para o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS. 

 

Além da realização de mais um curso do Programa de Desenvolvimento de Mercado para os técnicos das Unimeds do Rio Grande do Sul, que contou com a participação de 90% das Singulares e aproximadamente 60 alunos, ocorreu a capacitação para dirigentes de mercado, contando com médicos dirigentes, que participaram da capacitação com foco em vendas, retenção, estratégias e indicadores de mercado. Ambos os eventos contaram com o apoio da Diretoria de Saúde e Desenvolvimento Humano.