Assessoria Atuarial (AA)

 

Objetivo da Assessoria:

  1. Efetuar as mensurações dos riscos assistenciais no estabelecimento dos preços das mensalidades, de forma que propiciem o equilíbrio futuro das operações de assunção dos riscos de morbidez (assistência à saúde), segundo o perfil de cada grupo contratual e os objetivos e a forma societária atinentes.
     
  2. Avaliar o nível de provisionamento técnico necessário a ser constituído (guardado) frente aos riscos assumidos e à tendência dos compromissos futuros, averiguando a consistência e existência de ativos garantidos correspondentes.
     
  3. Interpretar e orientar as determinações normativas segundo o princípio do mutualismo e as leis probabilísticas, em especial os efeitos da Lei dos Grandes Números e os objetivos definidos no respectivo planejamento estratégico da operadora de planos de saúde, segundo sua estrutura assistencial.

 

Principais Entregas e Resultados:

Foram mantidos o equilíbrio e as orientações técnico-atuariais nas Singulares do Rio Grande do Sul, nas operadoras e nas prestadoras, observando a estrutura de cada uma, frente à evolução do contexto pandêmico, com orientações, cálculos de valores de precificação, reajustes ou provisionamentos técnicos que assegurassem o fluxo das operações.

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

  1. Aprimoramento de ferramentas de controle da mutualização, dos custos/autorizações, do panorama do SIP, do acompanhamento de informações sobre a covid-19 e da disponibilização de ferramenta para a realização do cálculo da provisão de insuficiência de contraprestações (PIC).
     
  2. Divulgação de informações sobre a situação técnica do mercado e consolidação de um modelo-base de avaliação atuarial para demonstrar formalmente a existência da atividade e permitir às respectivas operadoras atingirem ou revalidarem o nível de acreditação, buscando mais participação e envolvimento de todos os players segundo as determinações e planejamentos estratégicos de cada Singular e, consequentemente, da Unimed Federação/RS.

 

Assessoria de Cooperativismo (ACo)

 

Objetivo da Assessoria:

  1. Orientar em questões técnicas do cooperativismo, como reforma estatutária, regulamentos, regimentos e a relação da Lei das Cooperativas com a regulamentação de planos de saúde, bem como a própria regulamentação de planos de saúde.
     
  2. Desenvolver estudos técnicos e projetos específicos relacionados à natureza cooperativa da Unimed.

 

Principais Entregas e Resultados:

  1. Orientações para a realização de Assembleias Gerais.
     
  2. Elaboração de minutas de regimentos.

 

Assessoria Jurídica Interna (AJI)

 

Objetivo da Assessoria:

  1. Orientar e assessorar as Singulares em assuntos relacionados à regulamentação dos planos de saúde, entre outros, assim como prestar assessoria jurídica ao Instituto Unimed/RS e à Unicoopmed, quando solicitado.
     
  2. Atuar na defesa dos interesses da Unimed Operadora/RS frente à ANS, sendo responsável pelo acompanhamento dos processos administrativos instaurados contra a operadora desde a sua fase inicial (notificação de intermediação preliminar – NIP) até a fase final e sancionatória (auto de infração).
     
  3. Atuar na defesa e no acompanhamento dos processos administrativos de impugnação/recurso das cobranças de ressarcimento ao SUS.
     
  4. No que se refere à esfera judicial, receber as citações e intimações judiciais de concessão de liminares e dar o devido encaminhamento aos setores responsáveis da operadora e à Assessoria Jurídica Terceirizada, responsável pela defesa dos interesses da operadora em juízo.
     
  5. Elaborar e revisar os contratos de prestação de serviços firmados pela Unimed com os seus fornecedores nas mais diversificadas áreas do direito privado.

 

Principais Entregas e Resultados:

 Destacam-se três indicadores: 

  1. Índice Geral de Reclamações (IGR), que tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. Contempla o número médio de reclamações de beneficiários recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O IGR tem como referência cada 10.000 beneficiários do universo de consumidores analisado.


     
  2. Percentual de Finalização Assistencial (PFA), que considera o total de reclamações de natureza assistencial solucionadas pela mediação de conflitos por meio da NIP.


     
  3. Índice de Abertura de Processo Administrativo (IAP), que permite mensurar, do total de reclamações de beneficiários de planos privados de saúde, o volume de reclamações com indício de infração encaminhadas aos núcleos da ANS para a abertura de processo administrativo visando a sua apuração.

 

Os indicadores GRI 103-2; GRI 103-3 e GRI 416-2 estão relatados em: https://www.unimed.coop.br/web/relatorio-de-gestao-e-sustentabilidade-unimedrs/contratantes

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

Contratação do licenciamento de uso do sistema iilex Jurídico para controle dos processos administrativos e judiciais da Unimed Federação/RS e da Unimed Operadora/RS a partir de 2022. Esse sistema também será utilizado pelo Serviço de Apoio à Regulação para controle dos ofícios e comunicados recebidos da ANS pela Unimed Operadora/RS.

 

Assessoria Jurídica Terceirizada (AJT)

 

Objetivo da Assessoria:

  1. Fornecer segurança jurídica à Unimed Federação/RS e ao Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, por ela liderado, mediante ações estratégicas prévias e apelo ao Poder Judiciário sempre que houver ameaça ou lesão a direitos do grupo.
     
  2. Defender, em matérias societárias e cooperativas, as Filiadas da Unimed Federação/RS.

        

Principais Entregas e Resultados:

Principais resultados judiciais:

  1. Garantia ao Sistema, no estado, de não cumprir os prazos para atendimento de urgência previstos pela ANS no período agudo da pandemia.
  2. Garantia da não aplicação das resoluções da ANS de reajuste por faixa etária, mantido o contrato originário não regulamentado (vitória no Supremo Tribunal Federal).
  3. Garantia de não pagar ressarcimento ao SUS nos contratos de pós-pagamento (vitória no Superior Tribunal de Justiça).
  4. Garantia de submeter procedimentos novos ao período de carência (vitória no Superior Tribunal de Justiça).

     

Principais resultados extrajudiciais:

Acompanhamento permanente de todas as estratégias federativas em desenvolvimento, com redação de todos os normativos necessários.

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

A imensa quantidade de serviços e reuniões, estreitando o contato da equipe do escritório com a organização federativa.

 

Serviço de Apoio à Regulação (SAR)

 

Objetivo da Assessoria:

Otimizar e fornecer apoio ao Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, de forma conjunta e unificada, para que as Filiadas consigam manter-se em dia com suas obrigações com o órgão regulador, com a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande de Sul (JUCISRS) e com o CREMERS.

 

Principais Entregas e Resultados:

  1. Foi mantido o monitoramento e apoio no envio de documentos aos órgãos competentes, bem como o suporte e apoio para o registro de atas e atualização dos cadastros junto à ANS.
     
  2. Envio de informações e documentos à Unimed do Brasil para o cumprimento da Norma Derivada nº 11/2010.
     
  3. Atuação direta no apoio às operadoras de planos de saúde do Sistema Unimed-RS ao ter conhecimento de ofícios recebidos da ANS, para que os assuntos fossem tratados pelas equipes técnicas da Unimed Federação/RS e as operadoras interessadas tivessem subsídios para responder ao órgão regulador. 

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

Revisão geral do Guia para Assembleias Gerais e Reuniões em Singulares.

 

Serviço de Apoio Tecnológico à Informação (SATI)

 

Objetivo da Assessoria:

Viabilizar ou facilitar a obtenção e a gestão de informações necessárias às atividades do NIA, atendendo a preceitos de privacidade e segurança.

 

Principais Entregas e Resultados:

Soluções tecnológicas personalizadas, utilizadas internamente e disponíveis para utilização por Unimeds do Rio Grande do Sul e, excepcionalmente, de fora do estado.

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

Reformulação do processo de acompanhamento econômico-financeiro em alinhamento com as mudanças ocorridas na Norma Derivada nº 011/2010, da Unimed do Brasil, tendo sido aprimorado o sistema MF-Diops, usado na coleta e gestão dos dados das operadoras Unimed do Rio Grande do Sul, e desenvolvida uma nova ferramenta para apresentação dos resultados, com base no Microsoft Excel e no Microsoft Power Query, resultando em um relatório robusto, abrangente e útil à gestão individual e consolidada do Sistema Unimed-RS.

  

Gestão da Rede de Prestadores

 

Objetivo da Assessoria:

  1. Tratar de questões relacionadas à rede de prestadores, visando o cumprimento da legislação da ANS, do RAMI e do MIN.
     
  2. Padronizar entendimentos técnico-operacionais no Manual de Orientação para Cadastramento e Manutenção das Redes de Prestadores, bem como capacitar os técnicos por meio da promoção de treinamentos.

 

Principais Entregas e Resultados:

  1. Auxílio às Unimeds na regularização da rede de prestadores nos arquivos PTU A400, A410 e A450, bem como junto à ANS.
     
  2. Elaboração de propostas para as alterações em regras do Manual do Intercâmbio.
     
  3. Nacional, do PTU A400, dos manuais de redes, e da reclassificação de rede hospitalar.
     
  4. Elaboração de propostas para a Consulta Pública 82, da ANS, e participação na Audiência Pública nº 17/2021 (as quais trataram de regras para alterações na rede assistencial hospitalar).
     
  5. Acompanhamento dos assuntos tratados nas reuniões da Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC) da ANS.
     
  6. ­Conferência e atualização da documentação das alterações da rede hospitalar realizadas de 2003 a 2021.
     
  7. Apresentação de melhorias e ajustes para a versão 3.0 do Guia Médico Nacional.
     
  8. Revisão da prática de gestão do Prêmio Excelência em Gestão da Rede Prestadora, contemplando o período de transição da RN 277 para a RN 452.
     
  9. Realização de treinamentos a Unimeds do Rio Grande do Sul voltados à gestão da rede de prestadores.

 

Diferencial ou projeto de destaque do setor em relação ao exercício de 2021:

Revisão geral do Manual de Orientação para Cadastramento e Manutenção das Redes de Prestadores.