MANUAL DE INTEGRAÇÃO - COLABORADOR
MB. 013 - Versão 01 - 13/09/11
9
Gestão de Pessoas Unimed do Brasil
A Marca
O nome Unimed significa União de Médicos. A cor verde representa a área médica e a área da saúde. Transmite
tranquilidade, bem-estar e segurança. O verde simboliza, também, o princípio vital da natureza e toda a esperança
que ela representa. O símbolo, em forma de pinheiro estilizado, expressa sua essência cooperativista. O pinheiro é
considerado um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela
facilidade na sua multiplicação.
A Unimed do Brasil é a detentora oficial da marca e responsável pela gestão do Brand Center. Dissemina os atributos
centrais da marca, como sua essência, valores, personalidade, posicionamento e benefícios. Orienta a padronização da
linguagem visual e verbal (desde cores e tipografia até o tom de voz a ser utilizado).
Para que a Unimed seja uma marca forte é preciso que todos os pontos de contato com o público estejam transmitindo
a mesma mensagem. Por isso, é importante que todos os colaboradores tenham conhecimento dos valores da Unimed
e ajam conforme esses valores.
O que são os valores de uma marca?
Uma marca que tem a essência conhecida, acredita em quê? Os valores são as crenças da
marca, algo que faz alguém acordar todo dia e se relacionar com o mundo.
No dia a dia
.
Você deve utilizar a família tipográfica Trebuchet MS, disponível no sistema comum dos computadores,
em todos os materiais digitais da Unimed.
.
Por ser uma fonte especialmente desenhada para vídeo, a família Trebuchet MS deve ser aplicada em
qualquer tipo de texto digital, como: e-mails, intranet, internet e apresentações digitais.
.
Mantenha a sua assinatura de e-mail atualizada com as campanhas institucionais e no seguinte modelo:
Nome do Colaborador
Cargo
Área
Unimed do Brasil
Email da Unimed
t 11 3265. xxxx
f 11 3265. xxxx
.
Sempre que participar de um projeto que seja divulgado para o Sistema Unimed ou precisar utilizar a
Marca, fique atento ao Brand Center ou peça orientação para a área de Marketing e Desenvolvimento.
Manual de Integração COLABORADOR 13_09_2012.indd 9
08/10/2012 17:09:39