Doação de sangue: Unimed Cascavel homenageia os heróis da vida real

        20 de junho, 2023

 
Na vida real, os heróis não usam capa, não voam nas alturas nem têm superpoderes. A doação de sangue é a forma mais concreta de salvar vidas. Cada doador pode ajudar a recuperar a saúde de até quatro pessoas. Por envolver vida e saúde, doação de sangue é um tema prioritário na Unimed Cascavel.
Cultura interna
A prática de doação faz parte do Programa de Voluntariado da Cooperativa. Todos os meses, colaboradores, médicos cooperados e prestadores são convidados a doarem sangue ao Hemocentro de Cascavel. Os colaboradores que participam do programa podem disponibilizar até duas horas da jornada mensal de trabalho para participar de ações. As atividades estão atreladas às competências essenciais e ao exercício da empatia e da solidariedade.
A Leticia Cristiani de Oliveira, tem 26 anos e já era doadora mesmo antes de ser contratada para o setor de Relacionamento Corporativo da Unimed Cascavel. “Sete anos atrás eu tinha uma cliente que faria um transplante de medula e precisava angariar doadores. Eu me comovi com a história dela e decidi doar. Desde então, tenho ido ao Hemocentro pelo menos uma vez por ano”, conta a assistente, que ficou sabendo do incentivo da Unimed já nas primeiras notificações que recebeu na caixa de e-mails corporativos. “Recebi uma mensagem convidando os colaboradores a doarem sangue por meio do programa de voluntariado. Eu quis participar para somar força a essa ação e incentivar outros colegas também. Ao fim de cada doação, é uma sensação de gratidão por poder contribuir e, com certeza, de muita felicidade”, resume Leticia.
União pela vida
Até junho de 2023, a Cooperativa teve 35 doadores que, juntos, beneficiaram 144 pessoas. Além disso, a iniciativa fomenta um “banco virtual” de sangue, atualmente com 36 bolsas para serem utilizadas em caso de necessidade de colaboradores ou parentes de primeiro grau.
Dia Mundial do Doador de Sangue

 
Para celebrar a data, no dia 14 de junho a Unimed Cascavel entregou uma lembrança saborosa: um cupcake redvelvet foi dado a cada colaborador (a) que doa sangue. O posto de trabalho dessas pessoas foi identificado com um display voador indicando que "Na vida real, os heróis doam sangue".

 
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.