Estamos aqui para ajudar

Em busca de atender da melhor forma possível seus beneficiários, a Unimed conta com várias opções de contato, por meio de seus Canais de Relacionamento. Para que suas manifestações sejam tratadas com maior dinamismo e precisão, o atendimento ocorre em duas linhas: Atendimentos de Primeira instância e atendimento de segunda instância. Conheça abaixo a diferença entre elas.

Primeira instância

O atendimento de primeira instância ocorre sempre que o beneficiário procurar os Canais de Relacionamento da Unimed para realizar sua primeira manifestação sobre algum assunto relacionado ao seu plano de saúde, na forma de sugestão, elogio, reclamação ou dúvida. Nossa equipe está disponível 24h por dia, 7 dias por semana para atendê-lo sempre que você precisar falar com a Unimed. O contato é realizado gratuitamente por meio dos telefones abaixo:

(45) 3277-8000

(Segunda a sexta das 07h30 às 18h)

0800 041 4554 

 (SAC • Serviço de Atendimento ao Cliente - 24h )

0800 642 2009

 (Número exclusivo para deficientes auditivos - 24h)

Presencial

(Segunda a sexta das 07h30 às 18h)
Há ainda a opção de manifestação por meio do formulário online 

Segunda instância

A Ouvidoria tem como objetivo acolher as manifestações dos beneficiários, tais como elogios, sugestões, consultas, reclamações e reanálise de liberação de procedimentos, de modo a buscar solucionar conflitos que surjam no atendimento ao público.

A Ouvidoria funciona como unidade de segunda instância, isso porque para o primeiro atendimento o beneficiário pode entrar em contato com o CAB (Central de Atendimento ao Beneficiário) ou com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Após, caso o beneficiário não esteja satisfeito com a solução apresentada pelo CAB, pode recorrer à Ouvidoria, ou seja, recorrer à segunda instância, com registro e acompanhamento da demanda.

O atendimento pela Ouvidoria funciona nos dias úteis, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, gratuitamente.

(45) 3277-8000 Opção 06

ou ouvidoria@unimedcostaoeste.com.br

Central de Agendamentos

Para agilizar e garantir atendimento com todas as especialidades médicas e demais procedimentos cobertos pelo plano de saúde, os beneficiários da Unimed Costa Oeste dispõem da Central de Agendamento para auxiliar no direcionamento e agendamento de consultas, exames e cirurgias.

Caso encontre dificuldade ou demora para ser atendido pela rede credenciada do Sistema Unimed, basta entrar em contato com  a Central de Agendamentos da Unimed Costa Oeste, através do telefone 0800 041 4554, todos os dias, 24horas.

Esse atendimento cumpre as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), previstas na Resolução Normativa nº 566, de 29 de dezembro de 2022.

0800 041 4554

(Atendimento 24h)
Como fazer a liberação de exames?
       
Com a guia de solicitação médica preenchida e o cartão do beneficiário em mãos, você deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 0800 041 4554 e SAC Deficientes auditivos 0800 642 2009) para a orientação do processo de liberação.
Durante a ligação serão fornecidas orientações específicas de como proceder para liberar os exames e os procedimentos.
É importante saber que, depois de liberadas, as guias de solicitação médica têm 30 dias de validade. Portanto, verifique a sua disponibilidade para realizar tal exame ou procedimento antes de liberá-lo.
Como solicitar reembolso?
       
A Unimed assegurará o reembolso, no limite das obrigações e abrangência geográfica contratadas, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, nos casos exclusivos de urgência ou emergência, conforme tabela praticada pela Unimed, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados.
O reembolso será efetuado no prazo de até 30 (trinta) dias corridos, de acordo com os parâmetros constantes do seu contrato (no caso de contratos empresariais, verificar com o RH da sua empresa esta condição) ou na legislação aplicável, mediante a apresentação dos seguintes documentos:
a) Solicitação formal do pedido na Unimed através deste formulário.
b) Relatório do médico assistente, quando for o caso, declarando o nome do paciente, descrição do tratamento e justificativa dos procedimentos realizados, data do atendimento, e, quando for o caso, período de permanência no hospital e data da alta hospitalar.
c) Conta hospitalar discriminando materiais e medicamentos consumidos, com preço por unidade, juntamente com notas fiscais, faturas ou recibos do hospital.
d) Recibos individualizados de honorários dos médicos assistentes, auxiliares e outros, discriminando o evento a que se referem, com carimbo legível do médico, inclusive o número do CRM.
e) Comprovantes relativos aos serviços de exames complementares de diagnóstico e terapia, e serviços auxiliares, acompanhados do pedido do médico assistente com carimbo legível do médico, inclusive o número do CRM.
f) O pagamento do reembolso será realizado por meio eletrônico. Para tal, será necessário nome completo e CPF do correntista. O prazo estabelecido para o pagamento será em no máximo 30 dias.
Como desbloquear o seu cartão Unimed?
       
Para desbloquear este cartão, baixe o app Unimed Cliente PR e atualize os seus dados cadastrais.
No app siga esses passos: > abra os itens de menu > em Perfil, selecione Cadastro > no Cadastro, acesse Validar cadastro > atualize ou confirme as informações pessoais > Concluiu as quatro etapas? Se sim, ótimo! Você já pode utilizar este cartão!
Tem alguma dúvida? Entre em contato com o SAC: 0800 041 4554
O que é carência?
       
Quando couber cumprimento de carências, elas serão contadas a partir da data de início de vigência do contrato ou da adesão ao plano*
• 24 (vinte e quatro) horas para atendimento ambulatorial de urgências e emergências**
• 300 (trezentos) dias para parto a termo
• E até 180 dias para os demais procedimentos

*Para planos coletivos empresarial, consulte o responsável pelo plano de sua entidade
**O plano referência garante atendimento de urgência e emergência, após 24
horas, nos regimes ambulatorial e hospitalar

O que é CPT (Cobertura Parcial Temporária)?
       
Conforme legislação da Saúde Suplementar, a Unimed aplica um formulário denominado “Declaração de Saúde” e, sendo identificada ou constatada alguma doença/lesão preexistente, o beneficiário fica com a cobertura suspensa para procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos e internação em UTI diretamente relacionados com tal doença ou lesão, por um período máximo de 24 meses contados de sua adesão ao contrato.
Qual a diferença entre urgência e emergência?
       
Emergência
É o evento que implica no risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o beneficiário, caracterizado em declaração do médico assistente. Na emergência, se o beneficiário estiver em período de carência ou não possuir a segmentação hospitalar, a cobertura é restrita às primeiras 12 (doze) horas de atendimento em regime ambulatorial ou prazo inferior se, dentro desse período, o quadro clínico evoluir para internação.

Urgência
É o evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional. O parto prematuro é considerado uma urgência. Nos casos de urgência envolvendo acidente pessoal, haverá cobertura de atendimento nos regimes ambulatorial e hospitalar, mesmo se o beneficiário estiver em carência. Se o plano não tiver
a segmentação hospitalar, a cobertura será restrita às primeiras 12 (doze) horas de atendimento em regime ambulatorial ou prazo inferior se, dentro desse período, o quadro clínico evoluir para internação. Nos casos de urgência envolvendo complicação no processo gestacional, se o beneficiário estiver em período de carência para internações e para o parto ou não possuir a segmentação hospitalar, a cobertura é restrita às primeiras 12 (doze) horas de atendimento em regime ambulatorial ou prazo inferior se, dentro desse período, o quadro clínico evoluir para internação. Ainda em relação a complicações no processo gestacional, se o beneficiário estiver em período de carência apenas para o parto, mas já tiver cumprido a carência para internações, haverá cobertura de atendimento nos regimes ambulatorial e hospitalar.
Como consultar a rede credenciada?
       
Acesse o Guia Médico, localizado no centro da primeira página do site: www.unimedcostaoeste.com.br. Em seguida, insira o que você procura (nome do médico, clínica, laboratório ou especialidade). Depois insira o seu CPF ou número da carteirinha. Pronto! Você já poderá encontrar o profissional que você deseja e marcar o seu horário. Importante: no atendimento, será necessário apresentar o cartão do beneficiário e o documento de identidade. Sempre que possível, ao consultar um médico pela primeira vez, leve os exames já realizados.