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A Terminologia Unificada de a Saúde Suplementar (TUSS) padroniza os códigos e as nomenclaturas no padrão CBHPM, não fazendo qualquer referência a valores e tem por objetivo estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os prestadores, as operadoras e a própria ANS.
Passo-a-passo para simplificar a busca:
1 - Abrir o arquivo EXCEL. 2 - Teclar "Ctrl + L" 3 - Digitar o código ou a descrição do procedimento 4 - Alterar a ferramenta OPÇÕES >> EM: Pasta de Trabalho. 5 - Click em Localizar ou Enter para pesquisa.
O código será localizado, basta conferir a descrição do procedimento e anotar o código TUSS.
ATENÇÃO! A Planilha com as Terminologias - Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS é destinada aos médicos, rede credenciada e beneficiários, contempla todo o rol de procedimentos médicos da ANS com codificação TUSS. Nesta tabela você poderá consultar os procedimentos, a codificação e a cobertura.
Prestadores Hospitalares:
Coluna C = Classificação dos procedimentos médicos:
A coluna C classifica os procedimentos médicos da tabela anexa como “Baixo Risco” e “Racionalização”
Racionalização = São os procedimentos que necessita de autorização prévia da Unimed do cliente mesmo internado como para o paciente em atendimento de PS, tendo que verificar os documentos necessários na coluna E “Documentação na Racionalização” porem sempre observando o tipo de plano como seguimento Hospitalar/Internação ou apenas Ambulatorial.
Clinicas / Consultórios:
Baixo Risco = São procedimentos que não necessita de autorização prévia podendo o cliente se dirigir direto a clinica ou consultório credenciado a Unimed Itajubá, o cliente deverá apresentar carteirinha e documento de identificação, o prestador deverá solicitar através do sistema HILUM. Racionalização = São os procedimentos que necessita de autorização prévia da Unimed do cliente, nestes casos verificar também os documentos necessários na coluna “Documentação/Racionalização” estes documentos devem ser encaminhados junto ao pedido médico para solicitação de autorização, porem sempre observando o tipo de plano, abrangência e carências. A solicitação do procedimento na racionalização deve partir da sede da Unimed Itajubá devido a necessidade de analise contendo prazo, assim oriento que nestes casos o mesmo somente seja agendado após autorização prévia da Unimed.
Caso contenha dúvidas referente ao fluxo acima citado entrar em contato na central de atendimento 0800-032-2242.
Ou pelo endereço de e-mail: autoriza@unimeditajuba.coop.br
A tabela é atualizada sempre que necessitar pela Agencia Nacional de Saúde e pela Unimed do Brasil.
Unimed Itajubá trabalhando para um melhor atendimento á seus clientes e prestadores!
Atenciosamente, Departamento de Autorizações e Atendimento.