Faça sua busca aqui
Emitir boleto via canal oficial
Acesse aqui
Autorizador Hilum
Planos Individuais e Familiares
Cuidado com Boletos Falsos
Voltar Alerta de Fraude
A Unimed Planalto Médio alerta seus clientes que está se tornando muito comum fraudes de boletos falsificados, por isso, é importante ter muita atenção na hora de realizar o pagamento do boleto bancário. Atualmente disponibilizamos os boletos fisicamente (envio na residência do beneficiário), por e-mail ou Portal do Cliente.
Confira com atenção os seguintes dados: Razão Social e CNPJ (Unimed Planalto Médio Cooperativa de Serviços Médicos Ltda CNPJ 87.607.149/0001-11, disponibilizados no boleto;
Verifique se seus dados estão corretos: nome (o mesmo que consta na carteirinha do plano de saúde na parte superior da fatura) e o nome completo (na parte inferior da fatura), CPF, endereço, código de carteirinha e valores.
O código de barras do boleto é diferente do da linha digitável do boleto, e esses dois campos dos boletos causam dúvidas para muitas pessoas. Apesar do código de barras e da linha digitável do boleto apresentarem as mesmas informações, elas são representadas de formas diferentes. A linha editável contém todas as informações do boleto bancário e é por meio de sua leitura que o documento é identificado, pago e o valor é destinado para a conta correta. Já o código de barras é a representação gráfica utilizada para a leitura em máquinas e computadores, de modo que a linha digitável é a representação numérica utilizada quanto é necessário digitar manualmente a sequência de números.
Procure realizar os pagamentos/agendamentos por aplicativos de Banco e Internet Banking, para que você possa conferir os dados de quem receberá o crédito antes de finalizar o pagamento;
Não realize impressão de boleto. É muito comum golpistas utilizarem softwares específicos para conseguir fraudar o documento no momento da impressão.
Caso você opte por imprimir, é importante manter o antivírus do computador sempre atualizado para evitar de cair nesse golpe.
Não pague boletos com descontos/abatimentos sem que a negociação tenha ocorrido com a Unimed.
Entre os golpes mais aplicados está a clonagem ou roubo da conta do WhatsApp . Para conseguir o acesso à conta, normalmente, o criminoso liga ou envia uma mensagem para o número da vítima, se passando por um funcionário de uma empresa ou de um banco. Neste primeiro contato, ele afirma que encaminhará um código de confirmação — que, na verdade, é o código de verificação do WhatsApp. Para evitar cair no golpe, não forneça o código verificador que receber via SMS em seu celular e não instale aplicativos de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp. Desconfie de situações em que a pessoa solicita a realização de transferências e pagamentos em caráter de urgência. Ligue para a pessoa que solicitou o dinheiro e verifique se realmente é ela quem está solicitação a transação. Em golpes no WhatsApp, o criminoso consegue alterar o código de barras do boleto, de maneira que o dinheiro, quando transferido, caia direto na conta do fraudador.
O DDA é um sistema disponibilizado pelo seu banco, desenvolvido para ser uma plataforma em que o cliente possa receber seus boletos para pagamento de forma eletrônica, via internet, caixas eletrônicos, acabando com a necessidade do envio de boletos. Portanto, o sistema DDA passa a ser mais seguro para evitar boletos fraudulentos. Verifique essa possibilidade diretamente com o seu banco. Evite pagar boletos em casas lotéricas ou direto nos caixas dos bancos, dificilmente o atendente irá lhe questionar ou notar que o boleto sofreu alguma alteração, portanto procure você mesmo observar com atenção.