Preparamos algumas dicas importantes sobre o uso correto do plano de saúde e a prevenção de fraudes, para que ele seja utilizado de forma responsável e segura.
 
 

O que é fraude no Plano de Saúde? 


A fraude acontece quando alguém fornece informações falsas para obter vantagens indevidas, como serviços médicos ou reembolsos. Isso prejudica financeiramente o sistema de saúde e pode comprometer a qualidade dos serviços para todos os beneficiários. Entender o que é fraude e como ela ocorre ajuda você a evitar práticas inadequadas e a denunciar comportamentos suspeitos. Usar seu plano de saúde com responsabilidade é um compromisso que beneficia a todos. 

Exemplos de fraudes comuns: 

Você pode fazer a sua parte! 



Certifique-se de que todas as suas informações pessoais e de contato estejam corretas e atualizadas nos sistemas da Unimed. Basta acessar o APP e na aba “Atualização Cadastral” atualizar as informações ou conferir o que já consta cadastrado. 


Compareça às consultas e exames agendados para garantir que o atendimento registrado seja efetivamente realizado. 

Se não puder comparecer a uma consulta ou exame, cancele com antecedência para evitar desperdício de recursos. (entre 72h e 48h) para evitar desperdício de recursos, possibilitando que o horário seja direcionado para outro beneficiário que necessite.

É importante levar seus documentos oficiais, como RG e cartão do plano de saúde virtual/APP ou físico, no dia da consulta ou procedimento médico para garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas. 

Utilizar sempre os canais de comunicação oficiais da Unimed, disponíveis no site e aplicativo. Em caso de dúvidas, verifique primeiro com a Unimed, isso ajuda a evitar fraudes, garantindo que suas informações de saúde sejam mantidas seguras e privadas. 


Compartilhar detalhes de atendimentos médicos em redes sociais pode expor suas informações pessoais a riscos, como fraudes e invasões de privacidade, sendo importante evitar essa prática. 

Manter suas credenciais de acesso, como usuários e senhas, em sigilo ajuda a proteger suas informações de saúde contra acesso não autorizado e possíveis fraudes. 

Oriente-se sobre como descartar de forma segura informações pessoais, seja em formato físico, como documentos impressos, ou digital, como dados armazenados em dispositivos eletrônicos. 

Utilize senhas fortes e evite data de aniversário, nome, cpf. Não compartilhe suas credenciais e as atualize com frequência. Uma boa senha é composta de mais de 8 dígitos, misturando caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números. Ex: L@1tTl0fter*65ff5F4@.  

 

Atenção para não cair em golpes 

Cobranças indevidas
       
Sempre confira os serviços cobrados e realizados. A cobrança pode chegar como uma falsa correspondência ou no formato eletrônico, em forma de mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mail, direcionando para páginas falsas.
Falsas ofertas de benefícios
       
Ofertas que prometem benefícios adicionais no plano de saúde, mas na verdade são fraudulentas e visam obter dados pessoais. Lembre-se de checar tudo nos perfis oficiais do seu plano.
Verifique o endereço e a mensagem
       
E-mails de empresas legítimas geralmente vêm de endereços oficiais. Verifique se o endereço parece confiável e se o conteúdo não tem erros de escrita. Se estiver em dúvida, desconfie.
Desconfie de mensagens suspeitas
       
Se receber um e-mail ou mensagem pedindo informações pessoais ou com ofertas duvidosas, verifique se é realmente de uma fonte confiável.
Verifique mensagens recebidas
       
Sempre confira se as mensagens não têm erros de escrita, conteúdos suspeitos ou remetentes desconhecidos. Se estiver em dúvida, desconfie.
Não clique em links desconhecidos
       
Links em e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos podem levar a sites falsos. Prefira acessar sites diretamente pelo navegador.
Use programas de segurança
       
Mantenha seus programas de segurança e antivírus atualizados.
Evite conexões Wi-Fi públicas
       
Não realize movimentações sensíveis utilizando conexões Wi-Fi de locais públicos, pois elas podem ser inseguras.
Serviços médicos falsificados
       
Fornecer serviços médicos falsificados ou de má qualidade, resultando em pagamentos indevidos. 
 

Compromisso da Unimed com a integridade e segurança 

 

A Unimed está comprometida com a integridade e segurança dos serviços. Adotamos medidas rigorosas para prevenir fraudes e garantir o uso adequado dos recursos de saúde. Esteja atento às informações sobre fraudes e utilize nosso canal de denúncias se suspeitar de algo ilícito. Sua colaboração é essencial. Ao agir com responsabilidade e atenção, você ajuda a proteger seu plano de saúde e a sustentabilidade do sistema. Juntos, podemos manter um ambiente seguro e eficiente para todos! 

Em caso de qualquer dúvida, sempre procure nossos canais oficiais e valide se a oferta que recebeu é verdadeira. 

Canais oficiais Unimed

 

WhatsApp: 

Contato fácil, rápido e automatizado para informações. Adicione o número 0800 703 0976 em seus contatos e inicie uma conversa no aplicativo WhatsApp. 

 
SAC: 

Canal para realizar sua primeira manifestação, seja para orientação e esclarecimento de dúvida, emissão de boleto bancário, alteração de endereço, pesquisa de procedimentos junto à rede credenciada, entre outros. Ligue para o número: 0800 645 0550


Ouvidoria: 

Canal exclusivo para quem já tem um protocolo de manifestação no SAC e caso não tenha ficado satisfeito com a solução apresentada ou, quando deseja solicitar uma reanálise de negativa de procedimento.
Ligue para o número: 0800 643 3060. A solicitação será analisada dentro do prazo de retorno (ANS) de 07 dias úteis. 

Confira outras formas de contato clicando aqui.

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Aplicativo Unimed Cliente: 

Baixe em seu smartphone e tenha várias soluções da Unimed na palma da sua mão. 
Caso já tenha o APP instalado, mantenha os dados atualizados. Clique no botão "+" no canto direito inferior da tela > Minha Unimed > Atualização Cadastral. 


Serviços Unimed Santa Catarina


SGU-WEB 3.0:  

Caso tenha dificuldade para acessar, entre em contato com o 0800 que consta no APP Unimed Cliente ou no verso do seu cartão físico

Portal do Beneficiário - clique aqui para acessar



Autorização Facilitada:

Autorize seus exames e procedimentos sem sair de casa.
Entre em contato no whatsapp: (47) 99234 2554



Alô Doutor:

Canal exclusivo entre você e um médico para tirar dúvidas como sinais e sintomas de doenças, preparo e resultado de exames, orientações na prevenção e promoção da saúde.
A qualquer hora e em qualquer lugar.
Ligue no 0800 644 6655 


Clínica Digital:
Serviço de teleconsulta via videochamada para os clientes da Unimed Santa Catarina. Confira as especialidades e como agendar sua consulta aqui ou entre em contato no whatsapp: (47) 47 99234 2021 



Programas de Atenção à Saúde:

O Núcleo de Atenção à Saúde realiza ações que beneficiam as vidas assistidas pelo plano da Unimed SC.
Entre os Programas estão: Saúde do Idoso, Gerenciamento Crônico, Saúde Corporativa e De repente o Câncer.
Conheça os programas e entre em contato - clique aqui
 

Canal de Denúncias: