Notícias Unimed Sul Capixaba


Com apoio da Unimed Sul Capixaba, 111 animais nativos são reintroduzidos à Mata Atlântica em área de preservação ambiental no Sul do Espírito Santo

Ação, realizada anualmente, devolveu à natureza 108 aves e três mamíferos em área protegida do estado
        20 de agosto, 2024

Nos dias 15 e 16 de agosto, 111 animais nativos da Mata Atlântica foram reintroduzidos em seu habitat natural durante uma ação de soltura realizada em uma área de preservação ambiental no Sul do Espírito Santo. A área, mantida com o apoio da Unimed Sul Capixaba, recebe anualmente animais resgatados e recuperados para a devolução ao meio ambiente.

O local da soltura é mantido em sigilo para evitar caçadores, que ameaçam várias espécies de aves. Desde 2008, o projeto já reintroduziu mais de três mil pássaros na natureza. Os animais, sempre de espécies nativas, são liberados logo após chegarem ou após breve recuperação nos viveiros de adaptação.

Neste ano, a ação reintroduziu 108 aves e três mamíferos, provenientes do projeto Cereias, de Aracruz, localizado a cerca de sete horas de viagem da área de preservação ambiental. O projeto é responsável por cuidar de animais apreendidos por órgãos de fiscalização ou entregues voluntariamente.

O Ibama também participa dando apoio à soltura dos animais. Entre as espécies reintroduzidas, destacam-se os coleiros, papagaios, maritacas e ararinhas, entre outras espécies, que retornaram às florestas da Mata Atlântica, contribuindo para a preservação e o equilíbrio ecológico da região. A atividade reforça o compromisso contínuo com a proteção da biodiversidade local e o combate ao tráfico de animais silvestres.

O vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado, destacou que a responsabilidade socioambiental é uma prioridade estratégica para a cooperativa. "Apoiamos projetos que beneficiam tanto a nossa região quanto o meio ambiente, buscando sempre fortalecer a cultura da sustentabilidade e gerar impactos positivos na sociedade com o nosso trabalho", afirmou.