No Hospital Unimed Vitória, quando você ou algum parente precisa passar por uma cirurgia ou por uma internação hospitalar, você conta com a tranquilidade de estar em um hospital com bons indicadores de qualidade e segurança, comparáveis aos padrões de excelência estabelecidos pela literatura médica.

Aqui no Hospital Unimed, somos muito rigorosos nesse quesito. Para isso, contamos com um sistema de gestão de qualidade e segurança do paciente que trabalha com o propósito de reduzir o máximo possível os riscos e danos nos ambientes hospitalares, garantindo atendimento seguro e qualidade na assistência prestada.

Atribuições legais do Núcleo de Segurança do Paciente

  •  Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; 
  • Estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
  • Atuar com capacitação de segurança do paciente para os colaboradores;
  • Implantar melhorias a partir da análise dos eventos adversos ocorridos.

Realizamos o monitoramento do nível de segurança de nossa instituição através dos indicadores, de busca ativa, da pesquisa da cultura de segurança, além de auditorias clínicas dos protocolos de segurança e da base epidemiológica, dentre eles: sepse, cadeia medicamentosa, cirurgia segura, prevenção de queda, identificação do paciente, transporte seguro e lesão por pressão.

A Unimed Vitória também foi ganhadora como melhor Núcleo de Segurança do Paciente pelo prêmio Laboratório de inovações ANS/Opas/OMS 2017.

Conceito de queda

Direitos e deveres enquanto paciente


Utilizaremos como base científica para a definição de “queda”, o conceito definido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da OMS:

“Queda será todo evento que proporcionou um deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano. Considera-se queda também quando o paciente é encontrado no chão ou quando, durante o deslocamento, necessita de amparo, ainda que não chegue ao chão. A queda pode ocorrer da própria altura, da maca/cama ou de assentos (cadeira de rodas, poltronas, cadeiras, cadeira higiênica, banheira, trocador de fraldas, bebê conforto, berço etc.), incluindo vaso sanitário. Como medida de segurança, as instituições de saúde devem identificar o risco de queda dos seus pacientes e agir preventivamente, evitando esse tipo de evento e eventuais lesões causadas por ele.”

Rotina institucional para evitar a queda


  • Sinalizar com placa caso verifique piso que ofereça risco de queda (molhado, irregular) e acionar setor responsável para o reparo.
  • Auxiliar na disponibilização de cadeiras de rodas caso visualização de paciente em risco.
  • Auxiliar e facilitar a abertura de portas ao verificar passagem de pacientes para evitar possíveis quedas.
  • Manter área de circulação de pacientes livre.
  • Ao visualizar paciente em risco de queda, abordar e orientá-lo quanto ao comportamento inseguro, acionar outros setores caso necessário.
  • Seguir rotinas setoriais para prevenção da queda.
O risco de queda de pacientes está presente em hospitais, ambulatórios e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Oliver, Healey e Haines (2010) indicaram uma taxa de queda de pacientes em hospitais de países desenvolvidos que variou entre 3 a 5 quedas por mil pacientes-dia. Segundo esses autores, as quedas não se distribuem uniformemente nos hospitais, sendo mais frequentes nas unidades com concentração de pacientes idosos, na neurologia e na reabilitação.

Taxa de reinternação em 30 dias 


Alguns episódios de readmissão podem ser evitados com a melhora do  gerenciamento do quadro clínico do paciente, um adequado planejamento de alta, provisão de recursos no domicílio para atender às  necessidades do paciente e monitoramento pós-alta. Acredita-se que a redução na taxa de reinternação é uma oportunidade de aumentar a  atenção à saúde e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Pretende-se que o uso deste indicador diminua o número de readmissões após a alta  hospitalar, pois ele é frequentemente utilizado como parâmetro para a  qualidade assistencial.

Como está nosso resultado? 

Excelente! O resultado do indicador de readmissão do Hospital Unimed Vitória está abaixo da meta sugerida pela Agência Nacional de  Saúde Suplementar (ANS) para os hospitais particulares, que é menor ou igual a 20%. Apesar desse bom desempenho, seguimos com projetos de melhoria contínua nos processos de planejamento de alta e monitoramento  pós-alta, buscando excelência no resultado.

Fórmula para cálculo desse Indicador 

Número de pacientes que reinternaram em 30 dias  (excluindo oncologia) / Número total de saídas (excluindo oncologia) multiplicado por 100

Entenda o indicador

Mede o percentual de pacientes que reinternaram na  Instituição em relação ao total de saídas do mês anterior  ao mês de competência. Altas proporções de reinternações  podem ser reflexo das ações não resolutivas dos  atendimentos aos pacientes. São excluídas deste indicador as reinternações esperadas ( Ex. Internações oncológicas planejadas

Infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central

Como está nosso resultado? 

Excelente! Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a meta é inferior a 1 para cada mil pacientes com cateter venoso central (CVC)-dia.  O resultado da Unimed Vitória foi de 0,03%, o que demonstra que temos um rigoroso controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Fórmula para cálculo do indicador

Número total infecções de cateter venoso central dividido pelo total de pacientes por dia em uso de cateter, multiplicado por 100

Tempo médio de permanência em Pronto-socorro


Como está nosso resultado? 

Excelente! A média de permanência nas emergência nos hospitais brasileiros é de 6 horas segundo dados da ANS (2022). 
O nosso resultado foi de 2,6 horas, o que demonstra que a Unimed é uma instituição que preza pela satisfação do cliente, garantindo atendimento rápido e efetivo.

Fórmula para cálculo do indicador

Total de tempo da entrada dos pacientes na emergência até o término dos atendimentos dividido pelo total de pacientes que busca

Entenda o indicador

A quantidade de horas que um paciente permanece na emergência tem influência de vários pontos, tanto no que diz respeito ao paciente, quanto na definição de diagnóstico, contribuindo para redução de infecções e garantindo um encantamento do cliente.

Taxa de evento adverso com dano grave


Evento adverso é a ocorrência de um incidente inesperado e não  intencional decorrente dos cuidados prestados ao paciente, que não  está relacionado ao curso natural da doença. Na ocorrência de um  evento adverso grave, o dano causado ao paciente requer suporte  avançado de vida ou cirurgia para reversão do dano.

Como está nosso resultado? 

Excelente! Considerando a série histórica de 2018 a 2020, observa-se uma redução de 92,30% na ocorrência de eventos adversos graves, ao longo de 2021 e 2022 nosso indicador apresentou resultados excelentes sendo a incidência em 2022 de 0,18 %. Para efeito de comparação, o Hospital Albert Einstein teve 0,27% no mesmo período.

Fórmula para cálculo do indicador

Número total de eventos com dano grave de pacientes internados dividido pelo total de eventos notificados, multiplicado por 100

Entenda o indicador

Medir a ocorrência de eventos graves significa monitorar a qualidade  e confiabilidade dos processos assistenciais e implementar melhorias  com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de eventos semelhantes. 

Taxa de queda com dano em paciente internado


Utilizaremos como base científica para a definição de “queda”, o conceito definido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da OMS: Queda será todo evento que proporcionou um deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano. Considera-se queda também quando o paciente é encontrado no chão ou quando, durante o deslocamento, necessita de amparo, ainda que não chegue ao chão. A queda pode ocorrer da própria altura, da maca/cama ou de assentos (cadeira de rodas, poltronas, cadeiras, cadeira higiênica, banheira, trocador de fraldas, bebê conforto, berço etc.), incluindo vaso sanitário.

*Nota: mediante a melhoria contínua dos processos assistenciais e de  seus resultados de excelência, a Unimed Vitória estipula como meta atingir a alta  confiabilidade para melhorar a experiência e alcançar o dano zero aos  pacientes. Assim, os indicadores de segurança do paciente passam a ser monitorados por número absoluto. Devido à falta de dados para benchmarking  internacional e nacional, a Unimed Vitória considera a sua série histórica para avaliar os resultados alcançados.

Como está nosso resultado? 

Excelente! Nosso indicador apresentou resultado abaixo da meta nacional de 0,36, com ausência de ocorrência de eventos com danos graves ao paciente em 2022. 

Fórmula para cálculo do indicador

Número total de quedas com dano em pacientes dividido pelo total de pacientes expostos ao risco, multiplicado por 100

Entenda o indicador

Medir a ocorrência de queda com dano grave significa avaliar o processo assistencial na avaliação do risco de queda e aplicação das medidas preventivas para pacientes internados e ambulatoriais com o objetivo de reduzir esses danos.

Selos e acreditações

ONA Nível 3

O selo ONA Nível 3 é concedido às organizações de saúde que apresentam uma maior maturidade institucional e uma cultura de melhoria contínua. Esse nível é baseado na excelência em gestão e tem validade de 3 anos. 

Acreditação RN 507 

O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e em gestão em saúde, de caráter voluntário, realizado por entidades acreditadoras. O objetivo é a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.

ISO 9001:2015 

O objetivo da ISO 9001 é assegurar maior qualidade na entrega de produtos ou serviços, tendo como foco a gestão estratégica da empresa. Assim, é possível melhorar a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes.

Selo Segurança do Paciente

O Selo Segurança do Paciente é concedido às organizações de saúde que atendem aos critérios para promoção das boas práticas para Segurança do Paciente ao realizar a notificação, classificação, investigação e tratativa de incidentes e eventos adversos, de acordo com o sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente e tem validade de 1 ano.