A Revista Unimed BR é o órgão de informação
oficial da Unimed do Brasil.
CONSELHO EDITORIAL
Eudes de Freitas Aquino (Unimed do Brasil)
Mohamad Akl (Central Nacional Unimed)
Rafael Moliterno (Seguros Unimed)
João Batista Caetano (Fundação Unimed)
Nilson Luiz May (Unimed Participações)
COMITÊ EDITORIAL
Orestes Barrozo Medeiros Pullin
Edevard J. de Araujo
Luciana Langer
Aline Cebalos
Coordenação Geral
Eudes de Freitas Aquino
EDITORa responsável
Aline Cebalos (Mtb 36.878)
Redação
Ana Carolina Giarrante
Lauro Silva
Marcela Murad
Michel Vita
Fotos
Depto. de Comunicação Unimed do Brasil
Arquivo Sistema Unimed
Thinkstock
Produção
Depto. de Comunicação da Unimed do Brasil
Projeto Gráfico e Design
Depto. de Marketing da Unimed do Brasil
Tiragem
15.000 exemplares
Fale com a redação, anuncie
comunicacaobr@unimed.coop.brUnimed do Brasil – Confederação
Nacional das Cooperativas Médicas
Alameda Santos, 1.827 – 15º Andar
São Paulo/SP – Brasil – CEP 01419-909
Telefone: 55 11 3265-4000
www.unimed.coop.br–
unimed@unimed.coop.br comunicacaobr@unimed.coop.brEudes de Freitas Aquino
Presidente da Unimed do Brasil
Osmar Bustos
EDITORIAL
N
o
15
| ANO
5
A melhor forma de escrevermos
uma história
A máxima de que somos responsáveis por nossas escolhas e ações
reflete, invariavelmente, a composição de uma reputação. Conceito
este ardorosamente construído e facilmente levado à destruição.
Quando pensamos em como queremos ser vistos e em como dese-
jamos que nossa história seja contada, precisamos ter emmente que
o teor positivo ou negativo desses capítulos pessoais e profissionais
depende, única e exclusivamente, de nós mesmos. Em quais valores
nos pautamos? Acredito que esse seja um bom exercício para traba-
lharmos neste ano que se inicia e, se for o caso, alterarmos a rota, já
que ainda há tempo para isso.
Começamos 2015 com boas notícias. Depois de anos de luta contra
as fraudes envolvendo órteses, próteses e materiais especiais (OP-
MEs), vimos o escândalo ganhar força e repercussão nacional por
meio de denúncias na
revista
Veja
e no
Fantástico
, da TV Globo.
Não que o Sistema Unimed já não tenha trabalhado exaustivamente
para eximir essas práticas abusivas e inescrupulosas. Pelo contrário.
Sabemos do nosso esforço em coibir ações que colocam à prova a
idoneidade e integridade de nossa classe. Somos, em grande maio-
ria, profissionais éticos preocupados com a vida de nossos pacientes
e não podemos expressar apatia diante da máfia que, só em 2013,
movimentou R$ 12 bilhões com superfaturamentos de materiais, co-
missões indevidas e até indicações cirúrgicas sem necessidade, co-
locando a vida de muitos em risco.
Estejamos atentos, sejamos fiscalizadores e tenhamos a ousadia de
brigar por aquilo em que acreditamos. Deixemo-nos inspirar por tra-
jetórias edificantes que valem a pena ser visitadas e – por que não?
– seguidas. Tomemos como exemplo atitudes baseadas em ética e
transparência. Só assim conseguiremos contribuir para a construção
de um final justo para esta descabida história.
Em 2015, a Unimed do Brasil completa 40 anos. Com satisfação afir-
mo que nosso percurso foi marcado por princípios e valores que nos
orgulham de fazer parte da maior cooperativa de saúde do mundo.
Basta seguirmos em frente.