Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS)- Ano Base 2021


Publicação em: 23/01/2023,  às 08:30

O Programa de Qualificação de Operadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi iniciado em 2004 e reestruturado em 2015, por intermédio da Resolução Normativa nº 386, de 09 de outubro de 2015, e pela Instrução Normativa nº 60, de 09 de outubro de 2015. O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.

Avaliação de Desempenho das Operadoras
A avaliação de desempenho das operadoras é realizada através do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir dos indicadores definidos pela própria Agência. É uma avaliação retroativa, referente ao ano anterior da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo apresentados são relativos à avaliação do ano base 2015. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho.
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Dimensões do IDSS
Até a reestruturação da norma em 2015, esses indicadores eram agregados em quatro (04) dimensões, com pesos diferentes na formação do IDSS: 40% para a dimensão Atenção à Saúde, 20% para a dimensão Econômico- financeira, 20% para a dimensão Estrutura e Operação, e 20% para a dimensão Satisfação do Beneficiário.
Com a remodelagem realizada pela ANS a partir do ano base de 2015 (processado e divulgado em 2016), as dimensões passaram a ter pesos iguais (25% cada).
Entretanto, a partir do ano base 2017, os indicadores e dimensões foram novamente revisitados e, por intermédio da Resolução Normativa nº 423, de 12 de maio de 2017, e pela Instrução Normativa nº 68, de 15 de maio de 2017, a dimensão Gestão de processos e regulação passou a ter peso de 10%m e as demais dimensões, peso de 30%.
O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com novas regras e práticas do setor suplementar de saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência, à Agência Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.
Veja abaixo quais são elas:
  • Qualidade em atenção à saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de acesso: Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • Sustentabilidade no mercado: Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico- financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • Gestão de processos e regulação: Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.