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Diretrizes Nacionais de Gestão de Pessoas
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Analisar: diagnosticar as necessidades de treinamento;
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Planejar: programar o treinamento;
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Fazer: executar e/ou coordenar consultores / parceiros externos no programa / fases
de treinamento;
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Avaliar: avaliar os resultados do programa de treinamento, por meio de avaliações
de reação e de aplicabilidade.
Personalize os projetos e programas de acordo com o perfil dos participantes, com as
estratégias organizacionais e os resultados esperados. Tenha como meta o desenvolvi-
mento da organização, do grupo e do indivíduo.
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Gestão por Competências e Avaliação de Desempenho
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Competência" é um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar,
transferir conhecimentos, recursos, habilidades e atitudes que agregam valor econômico
à organização e valor social ao indivíduo. Significa ter um repertório de comportamentos
que certas pessoas ou empresas dominam melhor do que outras, que as tornam eficazes
e competitivas em face à determinada situação. Assim, as competências são observáveis
em situações do cotidiano, do trabalho ou em situações de teste.
Ter uma ferramenta de avaliação por competências leva a entender a sistemática de de-
sempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro; esti-
mular o colaborador no alcance de metas e de seu desempenho é fundamental, além de
dar sustentabilidade ao negócio e ao alinhamento de desempenho dos colaboradores à
estratégia do Sistema Unimed.
Muito mais do que ter uma ferramenta, é construir e formatar um modelo de competên-
cias, levando em consideração: