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Diretrizes Nacionais de Gestão de Pessoas
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Medicina e Segurança do Trabalho
Conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e men-
tal do colaborador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao
ambiente físico em que são executadas.
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Medicina do Trabalho está relacionada com o diagnóstico e a prevenção de do-
enças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu
ambiente de trabalho.
É previsto na Legislação Trabalhista a necessidade de aplicação, guarda e controle de
alguns documentos denominados PCMSO e PPRA.
PCMSO:
previsto pela Portaria do Ministério do Trabalho que determina que todos
os empregadores implementem o PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde
Ocupacional - que exige a realização de exames Admissional, Demissional, Períodico,
Alteração de Cargo e Retorno ao Trabalho.
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Relações Sindicais
O papel da área de RH no relacionamento com o sindicato é o de solucionar possíveis
conflitos trabalhistas dentro de uma postura global.
Os conflitos trabalhistas, quando adequadamente solucionados e resolvidos, conduzem a
mudanças organizacionais que predispõem à inovação. Contudo, quando esses mesmos
conflitos são apenas parcial ou inadequadamente resolvidos, eles criam um contencioso
entre a organização, seus participantes e o sindicato representativo, o que pode afetar
negativamente o desempenho organizacional.