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Diretrizes Nacionais de Gestão de Pessoas
A política de relacionamento com os sindicatos espelha diretamente a ideologia, a cultu-
ra e os valores assumidos pela alta administração.
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Medicina e Segurança do Trabalho
Conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e men-
tal do colaborador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao
ambiente físico em que são executadas.
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Medicina do Trabalho está relacionada com o diagnóstico e a prevenção de do-
enças ocupacionais, a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu
ambiente de trabalho.
É prevista na Legislação Trabalhista a necessidade de aplicação, guarda e controle de
alguns documentos denominados PCMSO e PPRA.
PCMSO:
previsto pela Portaria do Ministério do Trabalho, a qual determina que todos
os empregadores implementem o PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde
Ocupacional, que exige a realização de exames Admissional, Demissional, Períodico,
Alteração de Cargo e Retorno ao Trabalho.
PPRA:
documento previsto na Legislação Trabalhista para avaliar os riscos ambientais
físicos, químicos e biológicos de cada estabelecimento, independente do tamanho,
grau de risco ou número de empregados, com a finalidade de preservar a saúde e a
integridade física dos trabalhadores, propondo medidas de controle dos riscos iden-
tificados. Este documento é de extrema importância para a segurança e para a saúde
dos empregados, porque permite identificar as medidas de proteção que precisam
ser implantadas, além de servir de base para a elaboração do PCMSO.