Vitória
Presidente:
Dr. Márcio de Oliveira Almeida
Diretor Administrativo:
Dr. Mário Tironi Junior
Diretor de Provimento de Saúde:
Dr. Remegildo Gava Milanez
Diretor de Mercado:
Dr. Luiz Carlos Paier
Diretor Econômico-Financeiro:
Dr. Marcus Vinicius Azevedo Tanure
Superintendente de Mercado:
Otacílio Pedrinha de Azevedo
Coordenadora de Produtos:
Renata Troccoli
Analista de Marketing:
Lorena S. Pessin Ramos
Comitê Editorial:
Cynthia Mavi Molina Duarte / Eliana Lúcia G. Figueiredo
/ Paulo Magno do Bem Filho / Maria Olímpia Lana Zebral / Luiz Fernando
Dutra de Freitas / Felipe de Souza Couto / Fabíola de Paiva Schrier Santos
Macedo / Sandrine Beatrice Ruschi e Luchi
RENOVAR É PRECISO
Direção Editorial / Executiva:
Bruno Rover
Direção de Redação / Conteúdo:
Bruno Rover
Jornalista Responsável:
Roberto Teixeira (
MTB
ES
00662
JP
)
Redação / Textos:
Roberto Teixeira / Laysa Maruf
Produção jornalística:
Evandro Lyrio / Ricardo Galvão
Fotografia:
José Alberto Jr.
Direção de Arte:
Marcela Bertolo
Design Gráfico:
Marcela Bertolo / Luisa Mollo
Projeto Gráfico / Editorial:
Nova Imagem Ltda®.
contato@gruponovaimagem.com.br - (27) 3317.3746 / 3026.3746
Produção Fotográfica:
Estúdio José Alberto Jr Fotografia
www.josealbertojr.com.br
Financeiro:
Wanusa Almeida
Agradecimentos:
Diretoria Unimed Vitória, cooperados, colunistas convida-
dos, parceiros, colaboradores, médicos cooperados, fontes, personagens e
todos que direta ou indiretamente participaramna execução desta edição.
Contato:
revistaviva@unimedvx.com.br
®
R E V I S T A
Vitória
A Revista Viva® Unimed Vitória é um projeto de responsabilidade da
Gerência de Marketing e Produtos (Gemap) Unimed Vitória, publicada
e editada pela Produtora e Editora Nova Imagem Ltda / ME, sob licença
da Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico. Todos os direitos
reservados. A publicação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos
nas matérias, artigos, editoriais assinados e conteúdo comercial, sendo as
opiniões de responsabilidade de seus autores.
Textos Unimed Vitória:
Tríade Comunicação
www.triadecomunicacao.com.br
EDITORIAL
04
|
REVISTA VIVA
O tema dessa edição desvenda a capacidade do mundo e das pessoas em se
renovar.Avidaéumconstanteprocessodemudanças, adaptaçõesereconstruções.
Sem essa capacidade, no mundo e nas pessoas, não existiria evolução. Perdas,
desgastes e tragédias são superados pela capacidade de renovação.
Semdúvidas, essa capacidade é umdos grandes trunfos dasmulheres. Lidar
com a transformação do corpo na gravidez e conduzir o processo de gestação
são ações que exigem adaptação e entrega. Debatemos o assunto em nossa
entrevista principal com o ginecologista Fábio Leal. E para mostrar o poder de
reação e transformação, fomos buscar boas histórias de pessoas que se tornaram
atletas após uma grande perda física. Com superação e força de vontade, os
paratletas mostram que a mente renova os limites do corpo.
Aproveitamos o momento e preparamos uma matéria especial sobre a
comemoração do Descobrimento do Brasil. Apesar do termo, acredita-se que
em 1500 as terras do país já eram conhecidas e a descoberta foi na verdade uma
expedição. Será que Cabral foi o primeiro europeu a pisar no Brasil? Certomesmo
é que ele e sua esquadra aportaramno sul da Bahia, mais precisamente emPorto
Seguro edeve ter ficadodeslumbrado comas belezas naturais. Por isso, nossadica
de viagem para o feriado da Semana Santa é a Rota do Descobrimento, destino
muito frequentado pelos capixabas.
Também apontamos para a questão da água, lembrando que é preciso
economizar, investir no tratamento e preservar fontes de água potável para
que a humanidade continue existindo. Usar a água de forma consciente é um
ato necessário e urgente.
Renove sua leitura comesses e outros assuntos. Renovar pode ser entendido
como transformar, inovar, restaurar, semear ou revigorar. Tudo se renova a todo
instante: a vida, o corpo, a mente, a alma e o mundo.
Revista Viva Unimed Vitória
foto
José Alberto Jr.
A Revista Viva® Unimed Vitória é distribuída
gratuitamente para toda a rede credenciada
Unimed Vitória, em todos os consultórios dos
cooperados e dentistas credenciados, entre
autoridades e formadores de opinião.
Tiragem dessa edição:
7.000 exemplares
Impressão:
Gráfica Grafitusa
Capa / Foto:
José Alberto Jr.