81
O controle de materiais de escritório da Unimed Campos continua
sendo feito através do Sistema Tasy, no qual o cliente (público in-
terno) faz a solicitação por meio do referido sistema e o Almoxari-
fado disponibiliza na possibilidade de estoque. Através do Tasy, a
cooperativa mantem um fluxo eficiente e eficaz quanto aos dados
gerados, uma vez que permite visualizar informações de entradas,
saídas, bem como estoque, além de outras vantagens. Este sistema
oportuniza ao setor de Almoxarifado e Compras um controle mais
fidedigno dos seus materiais, bem como um consumo consciente.
Uma empresa terceirizada de limpeza contratada pela Unimed
Campos continua com a responsabilidade pelo fornecimento dos
mesmos conforme necessidade. O restante dos materiais utilizados
na cooperativa tem a Unimed Campos como responsável do forne-
cimento.
Neste ano, conseguimos reduzir o consumo com impressões e có-
pias, de 3.447.425 folhas em 2015 para 3.420.896 folhas em 2016. O
número reduzido, mesmo que simbólico (aproximadamente 20.000),
mostra-nos que estamos no caminho certo.
Materiais de Escritório e Higiene
[G4-EN1]
Também conseguimos em 2016 reduzir o consumo de copos des-
cartáveis, sendo em 2015 consumido 2.014.800 copos e em 2016 o
número de 1.975.000 copos, reduzindo o consumo de aproximada-
mente 40.000 copos descartáveis. A distribuição de garrafinhas de
água para cada colaborador que atua nas áreas administrativas foi
um dos fatores determinantes para que houvesse esta significativa
redução no consumo.
Todo este material consumido, embora seja descartado correta-
mente (disponibilizados para Coleta Seletiva e estes encaminham
para Cooperativas de reciclagem), o uso consciente destes materiais
proporcionam aos seus usuários uma prática sustentável, uma vez
que reduz o volume de resíduos gerados, minimizando o impacto
financeiro, ambiental, bem como nas comunidades.