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Dez 2016 | Jan 2017 • N
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26 • Ano 6 • REVISTA UNIMED BR
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esponsável por proporcionar aos beneficiá-
rios o maior diferencial da Unimed –presen-
te em 84% do território brasileiro –, o Inter-
câmbio Nacional exige um primoroso emprego de
esforços de gestão e tecnologia tanto por parte da
Confederação quanto de Federações, Singulares e
sociedades auxiliares.
Para garantir o atendimento de clientes de uma
Unimed por outra (desde que o plano de assistên-
cia médica contratado permita), existe uma intensa
operação. Em 2015, por exemplo, 8,2 milhões de be-
neficiários foram atendidos no Intercâmbio Nacio-
nal movimentando R$ 14,1 bilhões.
Devido a essa grandiosidade, a área de Intercâm-
bio da Unimed do Brasil, vinculada à diretoria de
Integração Cooperativista e Mercado, vem buscan-
do aperfeiçoar as ferramentas que auxiliam nesse
processo, como: as constantes atualizações das
regras do
Manual de Intercâmbio Nacional
– ne-
cessárias, devido às inúmeras transformações do
mercado –, a modernização do Ranking do Inter-
câmbio Eletrônico – avalia a atuação das coopera-
tivas –, e a implementação do Ajius – software que
permite contestações, que gerou economia de R$
360 milhões desde sua implementação.
“A Unimed do Brasil atualiza as ferramentas já exis-
tentes e inova na criação de outras para que o Inter-
câmbio Nacional possa fluir da melhor maneira pos-
sível, protegendo as Unimeds e zelando para que as
normas estabelecidas sejam seguidas a rigor”, afirma
o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da
Confederação, Valdmário Rodrigues Júnior.
Dentre essas novas iniciativas que estão sendo co-
locadas em prática para oferecer melhoria contínua
ao Intercâmbio Nacional, estão a Comissão Olho Vi-
vo e os softwares de Pacotes e de Gestão da Rede
Nacional de Prestadores e Produtos.
Conheça mais sobre cada um deles:
Visa gerenciar a rede nacional de prestadores e produtos, devidamente cadastrados pelas cooperativas Uni-
med na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por meio dele, também é possível prever impactos
relacionados à movimentação cadastral, ao redimensionamento e à substituição de rede, em nível nacional.
O software proporciona, ainda, a gestão on line de cada cooperativa dos dados encaminhados à Unimed
do Brasil. Além disso, emite relatórios de erros, movimentações, entre outros indicadores que contribuirão
com o processo de gestão, de modo que as informações publicadas no Guia Médico On line estejam de
acordo com os dados postados para a Unimed do Brasil.
Em sua segunda etapa de implementação, o software permitirá a gestão dos produtos cadastrados – ativos
e inativos – em conformidade com a ANS, além de suficiência e insuficiência de rede, de acordo com o pro-
duto comercializado pela operadora.
A transparência é uma de suas prioridades, pois todas as Unimeds terão conhecimento da rede de presta-
dores cadastrados nos produtos do Sistema Unimed.
Vale destacar que ambos os softwares – de Pacotes e de Gestão da Rede Nacional de Prestadores e Pro-
dutos – farão parte do Sistema de Gestão de Intercâmbio (SGI) cujas informações armazenadas nele serão
integradas com as demais ferramentas eletrônicas do Intercâmbio Nacional.