Os impactos sobre o meio ambiente são também avaliados no consumo consciente de materiais
no ambiente de trabalho, boa prática disseminada entre os públicos internos da Organização.
O Programa "Colaborador Sustentável", que tem
como objetivo estimular o público interno à reflexão
sobre a repercussão dos atos de consumo nas relações
sociais, na economia e no meio ambiente, atuou em
2012 usando como base o Manual Consciência Limpa.
O grupo, formado por colaboradores voluntários,
desenvolveu, dentro do Projeto Ecoeficiência, que
integra o programa, campanhas internas de estímulo
e reforço (palestras e ações) junto aos demais
colaboradores, envolvendo os temas água, energia,
papel e correta separação e destinação de resíduos. A
mobilização foi feita utilizando todos os veículos de
comunicação interna da Unimed Vitória.
Em 2012, o Projeto Ecoeficiência, em suas ações, trabalhou o tema "Consciência. A
melhor amiga do planeta". Também foi realizada uma campanha de reutilização de óleo
de cozinha. A ideia surgiu de uma colaboradora dentro do projeto de inovação "A Ideia
é Essa". Foram instalados seis coletores de óleo de cozinha na Cooperativa. O material
coletado é enviado para uma empresa especializada, que faz o reaproveitamento do óleo
produzindo material de limpeza.
O reforço do trabalho do "Colaborador Sustentável" foi feito pelo Esquadrão da
Sustentabilidade, que percorre as áreas identificando ajustes nas boas práticas e
despertando os colaboradores para levarem o aprendizado para seus familiares,
amigos e comunidade. Outra ação do "Colaborador Sustentável" foi a realização da
Semana do Meio Ambiente, quando foi realizado o desafio Tetra Campeonato, que
consistiu em uma competição para premiar os colaboradores que mais trouxessem
embalagens Tetra Pak para serem recicladas.
Também foi promovido o Teste da Sustentabilidade, convidando os colaboradores a
checarem a sua consciência ambiental por meio de um formulário próprio depositado em
urna ou respondido por e-mail.
Vale destacar ainda outra ação constante, que é a campanha "Um minuto pra beber, 100 anos
para se desfazer", que orienta os colaboradores a trocar o copo descartável por canecas.
GRI
EN2
76
1...,68,69,70,71,72,73,74,75,76,77 79,80,81,82,83,84,85,86,87,88,...150