Campanha Eu ajudo na lata - Lacres que transformam

A proposta da campanha Eu Ajudo na Lata - Lacres que Transformam é a arrecadação de lacres de latas de alumínio para a compra de cadeiras de rodas adaptadas para a necessidade específica de pessoas com deficiência.

A Unimed Brusque é uma cooperativa e exatamente por trabalhar com este modelo de negócio, sabe do poder da união em prol de um objetivo. A campanha tem o espírito de cooperação e cidadania e acredita que uma pequena ação pode proporcionar um grande benefício a quem precisa. 
O projeto teve início em 2014 e ganhou força tendo como parceira a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) que se engajou na campanha e intensificou a rede de pontos de coleta, além de assumir a gestão  dos recursos financeiros para a ação. 
A campanha abrange dois dos pilares da Sustentabilidade: o ambiental, ao recolher e vender milhares de lacres de alumínio, promovendo a conservação e preservação da biodiversidade; e o social, ao promover a inclusão social através da acessibilidade para pessoas com deficiência, além de fomentar a integração entre os colaboradores e a comunidade, fortalecendo os laços por meio de um ato de solidariedade. Dessa forma, a campanha atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 10, 11, 12, 15 e 17.
A Unimed Brusque convida todos a fazerem parte desta corrente do bem, através da doação lacres, divulgando ou se tornando um ponto de coleta. Quanto mais pessoas participarem, mais rápido será o valor necessário para transformar a vida de quem precisa de cadeiras de rodas permitindo que possamos ajudar mais rapidamente aqueles que aguardam por uma cadeira adaptada. Participe desta campanha para cuidar do planeta e transformar vidas!
 

Beneficiados

A Unimed Brusque é responsável pela análise do perfil socioeconômico e das necessidades especiais dos candidatos a serem beneficiados. Além disso, os profissionais de saúde da cooperativa realizam avaliações específicas para fornecer o equipamento mais adequado para cada caso, já que as cadeiras são totalmente adaptadas para cada pessoa, de acordo com suas necessidades.
Ao longo destes 10 anos de existência da campanha, 11 pessoas com deficiência foram beneficiadas e mais de 8 toneladas de lacres foram reciclados corretamente, vendidos e convertidos em cadeiras de rodas.

Laurinha
Laura Rocha Guedes, mais conhecida como Laurinha, tem 4 anos e mora em Brusque. A menina foi a mais recente beneficiada pela cadeira de rodas adaptada entregue pela campanha Eu Ajudo na Lata. 
Quando Laura tinha dois anos, ela caiu na piscina e ficou minutos submersa até que alguém a socorresse. O tempo que ela ficou em parada cardiorrespiratória chegou a 30 minutos, o que a deixou com paralisia cerebral, exigindo cuidados com fisioterapia, acompanhamento com neurologista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, além de trocas regulares de traqueostomia e gastrostomia.

O acidente deixou Laurinha com paralisia cerebral, exigindo cuidados constantes e caros, incluindo fisioterapia, acompanhamento com neurologista, terapeuta ocupacional, fonodiologo, além de trocas regulares de traqueostomia e gastrostomia. Infelizmente, a família não contava com um plano de saúde e todo o tratamento está sendo custeado de forma particular.
Laura Rocha Guedes, 3 anos, que precisava de uma cadeira totalmente adaptada para as suas necessidades de locomoção após sofrer um acidente na piscina, em 2022, que a deixou com paralisia cerebral. Esse foi o resultado de mais uma ação carregada de esperança, que arrecadou e realizou a venda de mais de 600 quilos de lacres e tampinhas de garrafa em uma ação que durou quase dois anos, para a aquisição da cadeira entregue para a pequena Laura.



 

Pontos de coleta

Os lacres podem ser entregues nas unidades da Unimed Brusque, ACIBr, APAE de Brusque e Guabiruba, Escola Charlotte, Rede Feminina de Combate ao Câncer e no Lions Clube de Brusque. Sugerimos que eles sejam higienizados e armazenados dentro de garrafas PET ou sacos plásticos fechados. 
Mobilize sua família, vizinhos e amigos a juntar lacres.