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de Sustentabilidade

Relatório

como estreitar o relacionamento com o prestador de serviço hospi-

talar. Os ajustes de contas são referentes aos atendimentos realiza-

dos pelos prestadores de serviços hospitalares, que representam em

média 0,76% do faturamento/ano da Cooperativa.

Como estratégia para gerenciar a sinistralidade da carteira de clien-

tes, definiu-se dar início ao Programa de Promoção da Saúde e Pre-

venção de Doenças. Em 2007 implantou-se o serviço de Medicina

Preventiva com o Programa de Cuidado na Linha Cardiometabólica

(LC) para colaboradores, cooperados e clientes. Em 2011 implemen-

tou-se o método de Avaliação por Performance, com objetivo de

auxiliar na melhora das condições de saúde e redução dos Fatores

de Risco Modificáveis (FRM) estimulando a reeducação alimentar,

a prática regular de exercícios físicos, visitas periódicas ao médico

e monitoramento de enfermagem. A partir dos FRM criou-se um

método composto de 4 Eixos (Médico, Enfermeira, Nutricionista e

Educador Físico) para monitorar um grupo de 60 beneficiários da

Cooperativa, com faixa etária entre 26 à 84 anos. Cada eixo é com-

posto por itens específicos que orientam a equipe de profissionais,

durante 12 meses, de forma individual, atribuindo pontuação máxi-

ma de 100 pontos. O grupo com maior pontuação nos itens ava-

liados apresentou mudança no seu estilo de vida, reduziu em 60%

os FRM; apresentou 100% de regularidade na prática de exercícios

físicos monitorados, 100% de valores hemodinâmicos e laboratoriais

dentro dos limites preconizados. Ocorreu uma queda nos índices de

sinistralidade do grupo monitorado, apresentando uma redução de

28% dos custos assistenciais, das internações hospitalares e de tera-

pias. A metodologia da Avaliação de Desempenho da LCC da Uni-

med estimula a participação dos beneficiários de forma equilibrada

nos 4 Eixos, reduz FRM, melhora as condições de saúde e contribui

na qualidade de vida dos mesmos.

A Governança Corporativa da Unimed Erechim sempre entendeu

que é prioritário o cumprimento das exigências legais e muitas des-

tas atendidas ainda em consulta pública. Em 2011 foi criado um se-

tor exclusivo para tratar das questões da ANS, a fim de garantir os

compromissos com dados e prazos enviados, além de manter-se

atualizados com as novas determinações legais e prezar pelos valo-

res, princípios de transparência e ética.

Por meio de iniciativas estratégicas para 2012/2013 foi implantado

na Uniclínica a certificação em processos de esterilização por meio

da 3M do Brasil®, empresa de excelência em produtos e artigos

hospitalares e adequação da qualidade assistencial ao Programa de

Monitoramento da Qualidade dos Prestadores - QUALIISS da ANS.

Como desafio para o ano de 2012/2013 está a acreditação da Ope-

radora, conforme Manual Brasileiro de Acreditação, editado pelo

Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA. O objetivo principal é a

segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, além da

sustentabilidade da Cooperativa.