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de Sustentabilidade
Relatório
como estreitar o relacionamento com o prestador de serviço hospi-
talar. Os ajustes de contas são referentes aos atendimentos realiza-
dos pelos prestadores de serviços hospitalares, que representam em
média 0,76% do faturamento/ano da Cooperativa.
Como estratégia para gerenciar a sinistralidade da carteira de clien-
tes, definiu-se dar início ao Programa de Promoção da Saúde e Pre-
venção de Doenças. Em 2007 implantou-se o serviço de Medicina
Preventiva com o Programa de Cuidado na Linha Cardiometabólica
(LC) para colaboradores, cooperados e clientes. Em 2011 implemen-
tou-se o método de Avaliação por Performance, com objetivo de
auxiliar na melhora das condições de saúde e redução dos Fatores
de Risco Modificáveis (FRM) estimulando a reeducação alimentar,
a prática regular de exercícios físicos, visitas periódicas ao médico
e monitoramento de enfermagem. A partir dos FRM criou-se um
método composto de 4 Eixos (Médico, Enfermeira, Nutricionista e
Educador Físico) para monitorar um grupo de 60 beneficiários da
Cooperativa, com faixa etária entre 26 à 84 anos. Cada eixo é com-
posto por itens específicos que orientam a equipe de profissionais,
durante 12 meses, de forma individual, atribuindo pontuação máxi-
ma de 100 pontos. O grupo com maior pontuação nos itens ava-
liados apresentou mudança no seu estilo de vida, reduziu em 60%
os FRM; apresentou 100% de regularidade na prática de exercícios
físicos monitorados, 100% de valores hemodinâmicos e laboratoriais
dentro dos limites preconizados. Ocorreu uma queda nos índices de
sinistralidade do grupo monitorado, apresentando uma redução de
28% dos custos assistenciais, das internações hospitalares e de tera-
pias. A metodologia da Avaliação de Desempenho da LCC da Uni-
med estimula a participação dos beneficiários de forma equilibrada
nos 4 Eixos, reduz FRM, melhora as condições de saúde e contribui
na qualidade de vida dos mesmos.
A Governança Corporativa da Unimed Erechim sempre entendeu
que é prioritário o cumprimento das exigências legais e muitas des-
tas atendidas ainda em consulta pública. Em 2011 foi criado um se-
tor exclusivo para tratar das questões da ANS, a fim de garantir os
compromissos com dados e prazos enviados, além de manter-se
atualizados com as novas determinações legais e prezar pelos valo-
res, princípios de transparência e ética.
Por meio de iniciativas estratégicas para 2012/2013 foi implantado
na Uniclínica a certificação em processos de esterilização por meio
da 3M do Brasil®, empresa de excelência em produtos e artigos
hospitalares e adequação da qualidade assistencial ao Programa de
Monitoramento da Qualidade dos Prestadores - QUALIISS da ANS.
Como desafio para o ano de 2012/2013 está a acreditação da Ope-
radora, conforme Manual Brasileiro de Acreditação, editado pelo
Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA. O objetivo principal é a
segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, além da
sustentabilidade da Cooperativa.