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Demonstrações Financeiras
3. INDICADORES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
As informações de gestão contidas neste indicador referem-se às práticas da
Unimed-Rio Cooperativa.
Número de cooperados(as) sindicalizados(as)
Esta informação não é requisitada ao cooperado em seu ingresso na Unimed-
-Rio, a não ser a filiação obrigatória (CRM).
Valor do maior salário pago ao(à) empregado(a)
Refere-se ao pagamento de salário incluindo de empregado comissionado. O
valor do maior salário pago pela Unimed-Rio foi de R$ 42.243,00 e pela Uni-
med-Rio Empreendimentos foi de R$ 22.227,00.
Renovação dos cargos diretivos
Foi realizada eleição para composição do Conselho Fiscal em Assembleia Geral
Ordinária, conforme previsto em Estatuto.
4. INDICADORES ECONÔMICOS
Folha de pagamento/salários e encargos
Houve aumento do quadro funcional.
5. INDICADORES SOCIAIS INTERNOS
(BENEFÍCIOS PARA COOPERADOS(AS) E EMPREGADOS(AS).
Capacitação profissional - Cooperados
A Unimed-Rio promove, a cada dois anos, um Congresso Médico. Por este mo-
tivo, há diferença relevante entre o investido em 2013, ano em que se realizou o
Congresso, com relação a 2012.
Investimento em alimentação, creche/auxilio creche, transporte e saúde
Os valores informados são anuais, ou seja, todos os colaboradores que recebe-
ram este benefício no ano, independente de estarem ativos em 31/12/2013 ou
não. A variação acompanha o aumento no número de empregados.
Estagiários e Jovens Aprendizes
Os valores informados são anuais, ou seja, soma dos benefícios da bolsa auxilio de
todos os colaboradores, independente de estarem ativos em 31/12/2013 ou não.
Capacitação em gestão cooperativa
Em 2013 foi realizado o evento Dr. Unimed, no qual os novos médicos coopera-
dos recebem capacitação em gestão cooperativa.
Seguro de Vida
Benefício estendido para outros cargos a partir de 2013.
Previdência Privada
Benefício estendido para todos os colaboradores partir de 2013.
Outros cursos
Foram classificados como outros cursos palestras, seminários entre outros que
não se enquadram na linha de capacitação profissional.
Outros
Foram classificados como outros investimentos projetos de gestão da área de
sustentabilidade, eventos de relacionamento com o colaborador e cooperados.
6. INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS
(INVESTIMENTOS NA COMUNIDADE)
Investimento em cultura e/ou lazer
São ações destinadas a todo e qualquer público, podendo ser abertas ou restri-
tas, incluindo ações de Marketing, Relações Públicas e Sustentabilidade.
Investimento em saúde
Aumento da abrangência das ações de Gestão de Saúde - Programa Para Viver
Melhor e apoio em publicações na área de saúde de grande abrangência.
Investimento em esporte
São ações abertas ou restritas, destinadas a todo e qualquer público realizadas
pela Unidade de Marketing Esportivo e Sustentabilidade.
Gastos com ações sociais/doações (financeiras, produtos e/ou serviços)/
ajudas humanitárias.
Estas ações são de caráter pontual, para cobrir necessidades específicas apre-
sentadas pelas entidades parceiras, não havendo mensuração ou avaliação pos-
terior. Apenas estimamos os beneficiados pelas ações de doação de produtos
individuais como cobertores, latas de leite, brinquedos, mobiliário, entre outras.
Número de beneficiados nos projetos sociais externos
Número incrementado em função do aumento de projetos e ações incentivadas
realizadas para comunidade.
Valor total do indicador social externo
Por sugestão da Unimed do Brasil, foi retirada a linha de vendas para outras coo-
perativas deste indicador e transferida para o indicador 7 - Outras informações.
Esta mudança modifica o número apresentado em 2012 e se justifica em função
do grande volume movimentado entre as Unimeds do Sistema e o real investi-
mento em projetos exclusivamente sociais, culturais, esportivos, entre outros.
7. Outras Informações
Número total de reclamações e críticas solucionadas
Adotamos o seguinte critério com relação às reclamações recebidas pelos ca-
nais normais da Cooperativa: consideramos reclamações/críticas solucionadas
aquelas que foram respondidas pela Unimed-Rio sem que tenham retornado
por nenhum outro canal.
Este critério não se aplica às ações do Procon ou da Justiça. Para esses casos,
consideramos como solucionadas apenas aquelas reclamações/queixas que
chegaram a termo - acordos, perdas ou ganhos de causa.
Com exceção das informações do Relatório do Balanço Social, no que se refe-
re ao item nº 4 - Indicadores Econômicos e da Demonstração do Valor Adicio-
nado, todas as demais informações foram extraídas de fontes não contábeis e
consolidadas pela Área de Relações Públicas e Sustentabilidade.