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Gestão de Órteses, Próteses e

Materiais Especiais

[G4-SO3]

Com o objetivo de obter uma eficiente gestão na área de compras de OPME, buscando aten-

der às diversas solicitações de materiais, a Unimed Campos tem aperfeiçoado seus fluxos

operacionais de OPME, onde através de parcerias comerciais tem alcançado reduções dos

custos em negociações pontuais, com uma constante qualificação e avaliação de nossos for-

necedores de materiais cirúrgicos. Em paralelo a estes processos, temos uma parceria com a

Unimed Federação RJ, o qual temos obtido através de negociações e estabelecimento de

tabelas de valores no Comitê de Alto Custo (COTAC), reduções na faixa de 20% dos custos

em relação ao ano de 2015, para o fornecimento de materiais cirúrgicos. Com estas ações,

resultamos uma boa relação custo benefício para os produtos adquiridos, bem como o

alcance de confiança, resolutividade e eficiência operacional no processo.

No segundo semestre de 2015, criamos o Núcleo de OPME voltado para recebimento e

cadastramento dos implantes adquiridos, com objetivo de implementar maior controle das

OPMEs.

A implementação do Núcleo de OPME possibilitou-nos a revisão do fluxo desde a autorização

até pagamento da Nota Fiscal de OPME. As ações seguintes de melhoria foram implantadas

em 2016:

Auditoria concorrente nas contas com OPME;

Melhoria no armazenamento e identificação dos materiais;

Investimento na estrutura física e de pessoal;

Integração dos setores de Autorização, Compras, Auditoria e Núcleo de OPME.

Para orientar as equipes envolvidas comOPME, no sentido de melhorar a negociação com as

empresas fornecedoras, controlar o custo e a qualidade destes itens, verificando a racionali-

dade da utilização de OPME na atenção prestada, a Diretoria da Unimed Campos possibilitou

que vários treinamentos fossem efetuados no decorrer de 2016 para todos os colaboradores

envolvidos com os processos com OPME.

“... reduções na

faixa de 20%

dos custos em

relação ao ano

de 2015...”