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Gestão de Órteses, Próteses e
Materiais Especiais
[G4-SO3]
Com o objetivo de obter uma eficiente gestão na área de compras de OPME, buscando aten-
der às diversas solicitações de materiais, a Unimed Campos tem aperfeiçoado seus fluxos
operacionais de OPME, onde através de parcerias comerciais tem alcançado reduções dos
custos em negociações pontuais, com uma constante qualificação e avaliação de nossos for-
necedores de materiais cirúrgicos. Em paralelo a estes processos, temos uma parceria com a
Unimed Federação RJ, o qual temos obtido através de negociações e estabelecimento de
tabelas de valores no Comitê de Alto Custo (COTAC), reduções na faixa de 20% dos custos
em relação ao ano de 2015, para o fornecimento de materiais cirúrgicos. Com estas ações,
resultamos uma boa relação custo benefício para os produtos adquiridos, bem como o
alcance de confiança, resolutividade e eficiência operacional no processo.
No segundo semestre de 2015, criamos o Núcleo de OPME voltado para recebimento e
cadastramento dos implantes adquiridos, com objetivo de implementar maior controle das
OPMEs.
A implementação do Núcleo de OPME possibilitou-nos a revisão do fluxo desde a autorização
até pagamento da Nota Fiscal de OPME. As ações seguintes de melhoria foram implantadas
em 2016:
Auditoria concorrente nas contas com OPME;
Melhoria no armazenamento e identificação dos materiais;
Investimento na estrutura física e de pessoal;
Integração dos setores de Autorização, Compras, Auditoria e Núcleo de OPME.
Para orientar as equipes envolvidas comOPME, no sentido de melhorar a negociação com as
empresas fornecedoras, controlar o custo e a qualidade destes itens, verificando a racionali-
dade da utilização de OPME na atenção prestada, a Diretoria da Unimed Campos possibilitou
que vários treinamentos fossem efetuados no decorrer de 2016 para todos os colaboradores
envolvidos com os processos com OPME.
“... reduções na
faixa de 20%
dos custos em
relação ao ano
de 2015...”