A Revista Unimed BR é o órgão de informação
oficial da Unimed do Brasil.
CONSELHO EDITORIAL
Eudes de Freitas Aquino (Unimed do Brasil)
Mohamad Akl (Central Nacional Unimed)
Helton Freitas (Seguros Unimed)
João Batista Caetano (Fundação Unimed)
Nilson Luiz May (Unimed Participações)
COMITÊ EDITORIAL
Orestes Barrozo Medeiros Pullin
Edevard J. de Araujo
Luciana Langer
Aline Cebalos
Coordenação Geral
Eudes de Freitas Aquino
EDITORa responsável
Aline Cebalos (Mtb 36.878)
Redação
Ana Carolina Giarrante
Lauro Silva
Marcela Murad
Michel Vita
Colaborou Kellen Rodrigues
Fotos
Depto. de Comunicação Unimed do Brasil
Arquivo Sistema Unimed
Thinkstock
Produção
Depto. de Comunicação da Unimed do Brasil
Projeto Gráfico e Design
Depto. de Marketing da Unimed do Brasil
Tiragem
15.000 exemplares
Fale com a redação, anuncie
comunicacaobr@unimed.coop.brUnimed do Brasil – Confederação
Nacional das Cooperativas Médicas
Alameda Santos, 1.827 – 15º Andar
São Paulo/SP – Brasil – CEP 01419-909
Telefone: 55 11 3265-4000
www.unimed.coop.br–
unimed@unimed.coop.br comunicacaobr@unimed.coop.brEudes de Freitas Aquino
Presidente da Unimed do Brasil
Osmar Bustos
EDITORIAL
N
o
19
| ANO
5
Período de comemorações e trabalho
Com a chegada dos últimos meses do ano, é um meritório exercício re-
fletir sobre aquilo que fizemos até omomento, ponderando os sucessos e
as experiências que precisam ser aperfeiçoadas, e iniciar o planejamento
vindouro. Creio que todos nos beneficiamos com o estabelecimento de
metas, não é mesmo?
Na época atual, é inevitável que o cenário de crises, nos âmbitos econô-
mico, social, ético e ambiental, impacte esse balanço. Se não podemos,
como indivíduos, lavar as mãos em relação a elas, muito menos o fa-
remos como instituição. E de maneira alguma como cooperativistas e
gestores da saúde.
Emnosso benefício temos sempre a união e o diálogo. À vista disso, de 29
de setembro a 2 de outubro, realizaremos a 45ª Convenção Nacional Uni-
mednaCostadoSauipe(Bahia).OtemadesteanoseráAgenda2020–Coo-
perativismo e Saúde, alinhado ao Plano de Ação para uma Década Coo-
perativa, lançado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 2012.
O objetivo é tornar o modelo de negócios cada vez mais eficiente e sus-
tentável, de modo a fazer dele o preferido pelas pessoas e a contribuir
para o desenvolvimento da sociedade.
Pouco depois, em 28 de novembro, a Unimed do Brasil completará 40
anos. Criada para trabalhar em prol da marca Unimed, integrar as coope-
rativas do Sistema – atualmente são 351, presentes em 84% do território
nacional –, e padronizar produtos e serviços, a também chamada Confe-
deração Nacional das Cooperativas Médicas tem muito a comemorar e
do que se orgulhar. Somos uma equipe unida e cooperativista que, em-
bora não atenda o cliente final, tem sempre seu bem-estar em mente,
sabendo que cada projeto e cada trabalho afetam nossos beneficiários.
Entretanto, o papel da Unimed do Brasil não se limita aos clientes Uni-
med. Temos a intenção contínua de colaborar para o desenvolvimento da
sociedade brasileira e do setor de saúde no País, não somente o privado,
mas também o público. Mantemos interlocução com o órgão regulador,
a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e acompanhamos as
deliberações dos poderes Legislativo e Judiciário relacionadas ao tema.
Também promovemos iniciativas de solidariedade e educação, tornan-
do reais os princípios cooperativistas de interesse pela comunidade e
educação, formação e informação.
A Unimed do Brasil e o Sistema Unimed, o maior sistema cooperativista
de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do
Brasil, querem ser, mais do que prestadores de serviços, aliados da popu-
lação. Se, agora, nos encontraremos para refletir sobre essas obrigações,
estou convicto de que o próximo momento será, como se diz, o de arre-
gaçar as mangas, de olho em 2016 e no nosso futuro.