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Out/Nov | 2015 • N

o

19 • Ano 5 • REVISTA UNIMED BR

Amarelinha

O nome vem do francês marelle (amarelo) que, pela adaptação popular,

foi associada à brincadeira. Sapata, pula macaco ou maré: são vários os

apelidos da amarelinha nas regiões do Brasil.

Para brincar, é preciso desenhar no chão um caminho dividido em ca-

sas numeradas, com o céu no topo. Após jogar uma pedrinha em uma

delas, na qual não se pode pisar, a criança pula em um pé só até o fim

do trajeto. Depois volta, agacha, pega a pedrinha e recomeça. Atira a

pedrinha em outra casa e assim sucessivamente, até passar por todos

os números. O jogador não pode cair, nem “queimar” os traçados com

o pé, nem atirar a pedrinha no risco. Quando isso acontece, ele perde a

vez. O vencedor é quem completa o percurso primeiro.

Estátua

Um das crianças, escolhida para ser o líder, coloca uma música. En-

quanto o som toca, os participantes dançam, mas, quando o capitão

diz “estátua”, a canção para e os jogadores “congelam”. Enquanto o ca-

pitão faz piadas e caretas, eles devem ficar na mesma pose, sem se

mexer. Quem se movimenta sai da brincadeira. Mas não vale o líder

fazer cócegas!

O vencedor é aquele que se mantiver por mais tempo como “estátua”.

Bolinha de gude

A brincadeira é sempre retratada nos gibis da Turma da Mônica e tal-

vez seja familiar ao seu filho.

Para brincar, desenha-se um círculo no chão, onde as bolinhas de vidro

devem entrar. Com um impulso do polegar, a criança joga a bolinha no

local. Os outros participantes devemmirá-la e, se conseguirem acertar e

retirá-la do círculo, conquistam-na. Quem erra passa a vez. O vencedor é

aquele que adquirir o maior número de bolinhas dos concorrentes.

Passa anel, adoleta

Muitas são as brincadeiras infantis que envolvem mãos, canções, mo-

vimentos e objetos. O “A-do-le-ta, le-pe-ti pe-ti-pe-ta, le café com

chocolá. A-do-le-ta...” é uma das mais conhecidas. Começa-se batendo

palmas e fazendo os gestos bem devagar. A velocidade dos movimen-

tos vai aumentando conforme o bom desempenho dos participantes.

Quem erra sai da brincadeira.

Já no passa anel, uma das crianças esconde o objeto entre as palmas e

passa as mãos entre as dos participantes. Depois mostra que as mãos

estão vazias e pergunta a umdos amiguinhos: “O anel está comquem?”.

Se ele acertar, será o próximo a passar. Se não, quem recebeu o objeto

é quem o passará.

O entretenimento ajuda as crianças a crescerem saudáveis e felizes.

Além dessas brincadeiras, resgate outras da sua infância, como as

cantigas de roda e as cinco marias. Empine pipa e pule corda com seu

filho. Agilidade e velocidade são requisitos nesses passatempos,

o que ajudará a criança a desenvolver a coordenação motora.