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Out/Nov | 2015 • N
o
19 • Ano 5 • REVISTA UNIMED BR
Amarelinha
O nome vem do francês marelle (amarelo) que, pela adaptação popular,
foi associada à brincadeira. Sapata, pula macaco ou maré: são vários os
apelidos da amarelinha nas regiões do Brasil.
Para brincar, é preciso desenhar no chão um caminho dividido em ca-
sas numeradas, com o céu no topo. Após jogar uma pedrinha em uma
delas, na qual não se pode pisar, a criança pula em um pé só até o fim
do trajeto. Depois volta, agacha, pega a pedrinha e recomeça. Atira a
pedrinha em outra casa e assim sucessivamente, até passar por todos
os números. O jogador não pode cair, nem “queimar” os traçados com
o pé, nem atirar a pedrinha no risco. Quando isso acontece, ele perde a
vez. O vencedor é quem completa o percurso primeiro.
Estátua
Um das crianças, escolhida para ser o líder, coloca uma música. En-
quanto o som toca, os participantes dançam, mas, quando o capitão
diz “estátua”, a canção para e os jogadores “congelam”. Enquanto o ca-
pitão faz piadas e caretas, eles devem ficar na mesma pose, sem se
mexer. Quem se movimenta sai da brincadeira. Mas não vale o líder
fazer cócegas!
O vencedor é aquele que se mantiver por mais tempo como “estátua”.
Bolinha de gude
A brincadeira é sempre retratada nos gibis da Turma da Mônica e tal-
vez seja familiar ao seu filho.
Para brincar, desenha-se um círculo no chão, onde as bolinhas de vidro
devem entrar. Com um impulso do polegar, a criança joga a bolinha no
local. Os outros participantes devemmirá-la e, se conseguirem acertar e
retirá-la do círculo, conquistam-na. Quem erra passa a vez. O vencedor é
aquele que adquirir o maior número de bolinhas dos concorrentes.
Passa anel, adoleta
Muitas são as brincadeiras infantis que envolvem mãos, canções, mo-
vimentos e objetos. O “A-do-le-ta, le-pe-ti pe-ti-pe-ta, le café com
chocolá. A-do-le-ta...” é uma das mais conhecidas. Começa-se batendo
palmas e fazendo os gestos bem devagar. A velocidade dos movimen-
tos vai aumentando conforme o bom desempenho dos participantes.
Quem erra sai da brincadeira.
Já no passa anel, uma das crianças esconde o objeto entre as palmas e
passa as mãos entre as dos participantes. Depois mostra que as mãos
estão vazias e pergunta a umdos amiguinhos: “O anel está comquem?”.
Se ele acertar, será o próximo a passar. Se não, quem recebeu o objeto
é quem o passará.
O entretenimento ajuda as crianças a crescerem saudáveis e felizes.
Além dessas brincadeiras, resgate outras da sua infância, como as
cantigas de roda e as cinco marias. Empine pipa e pule corda com seu
filho. Agilidade e velocidade são requisitos nesses passatempos,
o que ajudará a criança a desenvolver a coordenação motora.