Prevenção à Fraude

5. Verifique as informações contidas na sua guia de atendimento antes de assinar

Infelizmente, alguns prestadores incluem procedimentos que não foram realizados sem o conhecimento do beneficiário nas guias de atendimento, aumentando os custos reais, e, consequentemente, o valor dos planos. Alguns exemplos de fraudes que podem ser cometidas pelo prestador de saúde em relação a guia de atendimento está a inclusão de exames durante a consulta médica ou prestadores que atendem serviços de tratamentos seriados (como sessões de fisioterapia ou fonoaudiologia) que solicitam ao beneficiário a assinatura da guia informando todos os dias dos atendimentos antes mesmo de serem realizados.

O que fazer: sempre que for atendido por um profissional de saúde ou prestador de serviços de saúde, verifique se realizou todos os procedimentos que foram lançados na guia de atendimento. O documento não pode estar em branco e deve ser assinado sempre após o procedimento ou consulta. Em caso de tratamentos seriado, assine a guia ao final de cada dia de sessão. 

Evite deixar documentos e assinaturas salvas no prestador de serviço, assim inibirá a utilização da sua assinatura em documentos em branco sem o seu consentimento.

Caso não realize o procedimento, solicite a guia ao prestador para destruição. Se ele se recusar a entregar, comunique a operadora de saúde sobre o ocorrido.