Table of Contents Table of Contents
Previous Page  24 / 100 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 24 / 100 Next Page
Page Background

24

de Sustentabilidade

Relatório

PRINCIPAIS AGENTES E ASPECTOS DA GOVERNANÇA

Cooperados

são os 222 médicos associados à Cooperativa, sendo

eles representados pela Diretoria Executiva com os cargos de Pre-

sidente, Vice-Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro,

Diretor de Desenvolvimento, Diretor Técnico e Diretor de Educação.

Conselho Fiscal

constituído por 03 (três) membros efetivo e 03 (três)

suplentes, todos sócios eleitos pela Assembleia Geral e que devem es-

tar em dia com as responsabilidades sociais para cumprir o mandato

de 01(um) ano. Sendo permitida a reeleição de apenas de 1/3(um ter-

ço) do total dos membros do Conselho Fiscal para o período imediato.

Ao

Conselho Fiscal

reserva-se mensalmente a função de monito-

rar os aspectos econômico-financeiros da Cooperativa, incluindo

questões relacionadas à constituição de reservas e orçamento anual,

além da aprovação, em nome dos sócios, do Balanço do Exercício,

emitindo parecer sobre os mesmos para a Assembleia Geral.

Conselho de Administração

composto por 11 (onze) membros, to-

dos cooperados, incluindo a Diretoria Executiva, composta por 07

(sete) membros, mais 04 (quatro) Conselheiros Vogais, eleitos por

um mandato de 03 (três) anos.

É de atribuição do

Conselho de Administração

deliberar assuntos re-

lacionados às estratégias dos cooperados e prestadores de serviços, en-

caminhando solicitação de pareceres ao Conselho Técnico Disciplinar.

A condução da gestão está a cargo da Diretoria Executiva. Ao Presi-

dente e ao Diretor Administrativo são atribuídas as funções de super-

visionar e dirigir as atividades e os negócios, além de representar a Co-

operativa junto às entidades que está vinculada e prestar contas dos

resultados da gestão para os sócios na Assembleia Geral Ordinária.

O

Conselho de Administração

, também zela pelo cumprimento dos

princípios do cooperativismo e outras leis aplicáveis, bem como atender

a Legislação Trabalhista e Fiscal. Diante da necessidade de estabelece-

rem-se regras de conduta a Unimed Erechim possui o Conselho Técnico

Disciplinar, que reúne-se mensalmente ou extraordinariamente, confor-

me solicitação do Conselho de Administrativo, para julgar os processos

administrativos disciplinares ou denúncias de infrações ao Estatuto So-

cial, Regimento Interno, Lei 5.756/71 e o Código de Ética Médica.

A estrutura da governança da Unimed Erechim é complementada

por órgãos auxiliares, como o

Conselho Técnico Disciplinar, Comi-

tê Educativo e coordenadores de área afins.

Já aos gerentes Geral e Administrativo, compete garantir o alinha-

mento e a operacionalização dos processos da gestão, fazendo o elo

de ligação entre a direção e os colaboradores.

Em 2011, a Cooperativa inovou profissionalizando sua gestão incluindo

em sua administração profissionais que desempenham função de co-

ordenadores nos processos relacionados (Gestão de Serviços Próprios,

Gestão Comercial, Gestão de Relacionamento com Mercado e Pres-

tadores, Gestão de Tecnologia de Informação, Gestão Operacional,

Gestão Econômica Financeira, Gestão Jurídica, Gestão pela Qualidade

e Gestão de Pessoas), possibilitando a disseminação e implementação

das estratégias nos níveis operacionais. Sendo assim o organograma

comporta os seguintes níveis hierárquicos: