Table of Contents Table of Contents
Previous Page  27 / 100 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 27 / 100 Next Page
Page Background

27

de Sustentabilidade

Relatório

ESTRATÉGIAS E GESTÃO

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

O Sistema de Gestão Integrada da Qualidade contempla os seguintes

requisitos normativos (NBR ISO 9001, ISO 16001, OHSAS 18001, Progra-

ma Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Acreditação da ANS, Selo de

Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, ANVISA, Vigilância Sanitá-

ria), que permitem desenvolver a Gestão por Processos com gerencia-

mento dos objetivos da qualidade, questões ambientais, responsabilida-

de social, saúde e segurança e gestão de riscos empresariais.

A Unimed Erechim preocupada em manter o atendimento de exce-

lência oferecido aos seus clientes, decidiu em 1999 aderir ao Progra-

ma Gaúcho de Qualidade e Produtividade e iniciou a implantação

de um sistema de gestão da qualidade. Com auxílio de consultorias

especializadas em gestão organizacional em 2000 elaborou o 1º

Planejamento Estratégico utilizado BSC — Balanced Scorecard para

gerenciar melhor as iniciativas estratégicas.

A autoavaliação do PGQP propiciou a identificação de oportunida-

des de melhorias, alinhando a gestão aos critérios de excelência e

aos requisitos normativos. A definição da metodologia de gestão por

processos permitiu mudar a visualização dos processos nos níveis

gerenciais, principais e de apoio de forma horizontal. Esta sistemática

de trabalho possibilita inter-relacionamento dos processos, envolvi-

mento das pessoas, aprendizado organizacional, cumprimento dos

requisitos normativos, proatividade e inovação na gestão.

Fruto deste trabalho, a Cooperativa conquistou em 2009 o Troféu

Bronze e em 2011 o Troféu Prata no Prêmio Qualidade RS, confir-

mando o compromisso rumo a excelência e sustentabilidade da Co-

operativa.

SISTEMA DE GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Desde 2004, a Responsabilidade Social da Unimed Erechim passou

a ser incorporada na gestão da Cooperativa, envolvendo todas as

áreas e níveis, o que garantiu várias certificações da Unimed do

Brasil. No ano de 2007, recebeu o prêmio Cooperativa do Ano da

Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, da ‘Campanha de

Prevenção ao Câncer de Pele’. Em 2009, o Prêmio Dr. Lutero Arno

Renk, na categoria Cidadania na Educação com o projeto ‘Semeando

Sonhos’. E, em 2011 conquistou o Troféu de Responsabilidade So-

cial, prêmio concebido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do

Sul. Com as certificações foi possível implantar e manter as rotinas

voltadas aos projetos desenvolvidos, envolvendo a participação dos

colaboradores e demais partes interessadas.

Para a Cooperativa, a Responsabilidade Social é uma nova forma

de fazer negócios, é pensar e desenvolver suas atividades de forma

sustentável, contribuindo com o ecossistema, contemplando o pre-

sente, com foco nas gerações futuras.

A política de Responsabilidade Social está alinhada as estratégias de

gestão da Cooperativa e pautada nos sete indicadores apontados

pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social e área de Respon-

sabilidade Social da Unimed do Brasil, por meio dos temas: Valores,

Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, For-