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Jun/Jul | 2015 • N

o

17 • Ano 5 • REVISTA UNIMED BR

Profissionalização

do Sistema Unimed

Atenta às demandas do mercado, a Unimed do

Brasil desenvolve parcerias para a qualificação de

cooperados, colaboradores e dirigentes

O

Sistema Unimed se preocupa com a formação de seus coope-

rados e colaboradores, pois entende que a qualidade do atendi-

mento da área da saúde, bem como o futuro do próprio sistema

cooperativista estão diretamente ligados à renovação de conhecimento,

valorização e desenvolvimento do profissional. Por isso, a Unimed do

Brasil, em parceria com a Fundação Unimed, encabeça vários projetos

nesse âmbito. “Creio que o papel da Unimed do Brasil, no que se refere ao

desenvolvimento humano, está sendo cumprido. Estamos promovendo

educação e qualificação nos mais diversos segmentos que compõem o

Sistema Unimed: colaboradores, formação médica, cooperados, lideran-

ças, dirigentes, entre outros”, afirma o diretor de Marketing e Desenvol-

vimento da Confederação, Edevard J. de Araujo.

Um exemplo é o programa Residência Médica, uma iniciativa desen-

volvida para contribuir com a formação dos médicos e ajudar, em mé-

dio prazo, na renovação do quadro de cooperados. Criada nos Estados

Unidos, no final do século XIX, para complementar o ensino teórico

-prático dos jovens médicos, a residência chegou ao Brasil na década

de 1940 e foi oficializada em 1977 pelo Decreto 80.281, o mesmo que

criou a Comissão Nacional de ResidênciaMédica. Sob a forma de curso

de especialização, o programa funciona em instituições de saúde com

a orientação de profissionais médicos e é considerado o “padrão ouro”

da especialização na área.