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REVISTA UNIMED BR • N

o

17 • Ano 5 • Jun/Jul | 2015

ESTRATÉGIA

hospitalar e o tempo de espera.

O projeto é inédito no Brasil e

contou com a participação de

24 cooperativas do Sistema Uni-

med e da Uniodonto, totalizando

27 iniciativas. Dentre esses, três

foram escolhidos e apresenta-

ram seus resultados no 26° Fó-

rum IHI de Qualidade em Saúde

e também fizeram uma visita

técnica ao Cincinnati Children’s

Hospital, nos Estados Unidos,

em dezembro do ano passado.

“Foi um treinamento que trou-

xe excelentes resultados, prin-

cipalmente mudanças de pro-

cessos, pois auxilia em decisões

mais rápidas”, afirma a gerente

de Desenvolvimento Humano e

Sustentabilidade da Unimed do

Brasil, Maike Rothenburg Mohr.

“Você capacita a equipe, esta-

belece um protocolo e acompa-

nha com metodologia própria,

fazendo ciclos de avaliação de

melhoria”, afirma Ary Célio de

Oliveira. Os primeiros resultados

já são expressivos: as Unimeds

participantes obtiveram uma re-

dução de custos de mais de R$ 8

milhões. “Um exemplo é o proje-

to numa maternidade do Sistema

que tinha 24% de partos normais.

Hoje esse número chega próximo

de 40%”, complementa o diretor.

Pós-graduações: Atenção

Primária à Saúde e Gestão

de Cooperativas Aplicada

aos Sistemas de Saúde

O Sistema desenvolveu cur-

sos de pós-graduação focados

em projetos

voltados à reali-

dade das Unimeds. A pós de

Atenção Primária à Saúde, por

exemplo, está entrando em sua

quarta turma. Para formatar o

curso, a Unimed do Brasil e a

Fundação Unimed fizeram um

ONúcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed do Brasil trabalha

com duas frentes: uma voltada aos colaboradores da Confederação,

que está focada no Programa de Gestão de Pessoas por Competên-

cias, e outra ao Sistema Unimed, com base nas demandas apresen-

tadas pelas cooperativas, bem como nos novos desafios e mudanças

que permeiam nosso negócio no dia a dia. Uma das estratégias para

atender o maior número de Unimeds é a realização dos cursos por

meio de videoconferência. Com isso, além da massificação das infor-

mações, é possível reduzir significativamente os custos e o impacto

ambiental, já que as viagens emitem um volume alto de gases que

causam o efeito estufa.

Programa de Desenvolvimento das Competências

Para preparar os colaboradores da Unimed do Brasil no atendimen-

to das competências estabelecidas para o Sistema Unimed, foram

contratados profissionais especialistas de mercado, visando a um

alinhamento geral. Após o primeiro ciclo de avaliações, esses trei-

namentos passarão a ser mais personalizados, com base nas neces-

sidades de cada colaborador, por meio de trilhas de aprendizagem e

desenvolvimento. Até o momento, já aconteceram treinamentos de

Inteligência Emocional, Comunicação, Foco em Resultado, Atuação

Sistêmica e Intercooperação.

Programa Saber Mais

Desenvolvido em parceria com a Fundação Unimed, utiliza o sistema

de videoconferência do Projeto Sinal da Unimed do Brasil com aces-

so streaming via Portal de cursos e palestras. O programa consiste

em inserções diárias, com duração de até 30 minutos, que visam ofe-

recer uma forma de complementar o desenvolvimento pessoal dos

cooperados e colaboradores do Sistema, agregando à cooperativa

mais qualidade nos serviços e resultados significativos, sem custos

adicionais ou perda de tempo com deslocamento e hospedagem.

Programa Lidera Unimed

Teve como objetivo o alinhamento estratégico e a consolidação de

um time de líderes sinérgico e coletivamente eficaz para atender aos

novos desafios da organização, apoiando o reforço à visão estratégi-

ca da liderança e consolidando o estilo de gestão sempre alinhada

com a missão, a visão e os valores da Unimed, o plano estratégico do

negócio e as competências de liderança requeridas para atender às

necessidades dos clientes internos e externos.

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