A Revista Unimed BR é o órgão de informação
oficial da Unimed do Brasil.
CONSELHO EDITORIAL
Eudes de Freitas Aquino (Unimed do Brasil)
Mohamad Akl (Central Nacional Unimed)
Helton Freitas (Seguros Unimed)
João Batista Caetano (Fundação Unimed)
Nilson Luiz May (Unimed Participações)
COMITÊ EDITORIAL
Orestes Barrozo Medeiros Pullin
Edevard J. de Araujo
Luciana Langer
Aline Cebalos
Coordenação Geral
Eudes de Freitas Aquino
EDITORa responsável
Aline Cebalos (Mtb 36.878)
Redação
Ana Carolina Giarrante
Lauro Silva
Marcela Murad
Michel Vita
Moema Bonelli
Colaborou Marina Telecki
Fotos
Depto. de Comunicação Unimed do Brasil
Arquivo Sistema Unimed
Thinkstock
Produção
Depto. de Comunicação da Unimed do Brasil
Projeto Gráfico e Design
Depto. de Marketing da Unimed do Brasil
Tiragem
15.000 exemplares
Fale com a redação, anuncie
comunicacaobr@unimed.coop.brUnimed do Brasil – Confederação
Nacional das Cooperativas Médicas
Alameda Santos, 1.827 – 15º Andar
São Paulo/SP – Brasil – CEP 01419-909
Telefone: 55 11 3265-4000
www.unimed.coop.br–
unimed@unimed.coop.br comunicacaobr@unimed.coop.brEudes de Freitas Aquino
Presidente da Unimed do Brasil
Osmar Bustos
EDITORIAL
N
o
25
| ANO
6
Excelência em cuidar:
um plano, uma vocação
Uma organização do setor de saúde deve compreender que suas atribuições
excedem o que é esperado de empresas de qualquer outro ramo e adotar pos-
turas adaptadas a essa realidade.
O Sistema Unimed, presente em 84% do território nacional, é um ótimo exem-
plo. Diariamente, trabalhamos juntos para alcançar o equilíbrio econômico-fi-
nanceiro e a sustentabilidade de nossas cooperativas, mas na essência de tudo
o que fazemos está algo muito mais importante: a vida das pessoas.
Em 2009, assumi a presidência da Unimed do Brasil e sabia que o reconheci-
mento da marca Unimed no País, ao mesmo tempo que é nossa grande força,
também pode ser uma fragilidade se falharmos em prover o atendimento e as
soluções buscadas aos diversos públicos com os quais nos relacionamos.
Assim, empenhamos esforços para nos inovarmos, sempre, de acordo com
as necessidades identificadas. Esse trabalho tem sido especial, porque a cada
passo notamos que, apesar de projetos e fins diversificados, há um cerne em
comum, que é o ato de cuidar.
Cuidamos das cooperativas Unimed, dos dirigentes, dos cooperados, dos cola-
boradores e, claro, dos clientes. A partir dessa epifania, tudo se esclarece.
Quando temos a oportunidade de nos reunir, como na 46ª Convenção Nacio-
nal Unimed, realizada de 25 a 28 de outubro, em Natal (RN), enxergamos es-
se panorama com ainda mais clareza. Encontramo-nos e debatemos, olho no
olho, com muitos de nossos públicos. É uma ocasião propícia à integração e à
análise dos efeitos daquilo que projetamos externamente, de aferir o positi-
vo, conhecer os desafios e consultar colegas para continuar transformando e
avançando.
Municiada por esse intercâmbio constante, a Unimed do Brasil pauta suas ati-
vidades pela Excelência em Cuidar – vocação traduzida, inclusive, em nosso
slogan institucional “Cuidar de você. #esseéoplano”. Essa é nossa plataforma,
aquilo que nos motiva e permeia cada conceito e processo.
Somos especialistas em saúde e temos muito a contribuir para a evolução e
a prosperidade desse ramo. Da mesma forma, buscamos aprender constante-
mente com aqueles que nos rodeiam, o que felizmente inclui uma ampla ga-
ma de empresas públicas e privadas, entidades setoriais, cooperativas, dentre
muitos outros.
Nossa intenção é fazer todos os que, de alguma forma, dependem de nós sabe-
rem que estão em boas mãos. Suas demandas são ouvidas, avaliadas e atendi-
das de maneira integrada e com o envolvimento dos diretores da Confedera-
ção e de suas respectivas áreas.
Cuidar de você, mais do que nunca, é o plano.