Previous Page  6 / 79 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 6 / 79 Next Page
Page Background

6

1.2. Tático Estratégico

1.2.1 -

Cargo: Gerente de TI

Descrição de Cargo

Identificação

Código

Cargo

CBO

Data da Revisão

Gerente de TI

1425-05 Set/2014

Reporta-se ao cargo

Carreira Superior

Gerente Geral

Estratégico

Trajetória de Carreira

Nível de Complexidade

Diretoria

Gestão

Tático Estratégico

Administrativa/Financeira

Área

Local/ Subsistema

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

Missão do Cargo

Assegurar um sistema de gestão de tecnologia da informação que visa garantir a segurança e integridade da informação, por meio

da aplicação de melhores práticas e ferramentas de TI, para a satisfação dos clientes internos e o alcançe dos resultados da

federação

Qualificações

Formação:

Superior Completo, recomendável: Pós-Graduação Completa

Curso:

Tecnologia da Informação e afins

Conhecimentos Técnicos:

Banco de Dados, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de

pessoas

Outros Cursos:

Informações adicionais:

Descrição das Atividades

Levantar as necessidades dos usuários e supervisionar o desenvolvimento de projetos de sistemas novos, através do

desenvolvimento interno, busca no mercado de software aplicativo ou contratação de empresa prestadora de serviço nessa

área, visando a total satisfação das necessidades dos usuários, dentro de padrões compatíveis de custo e tempo;

Administrar a rede de computadores e supervisionar a manutenção dos programas e sistemas implantados, identificando

problemas técnicos e operacionais, procedendo às modificações quando necessário, visando o atendimento das necessidades

das áreas usuárias;

Estabelecer critérios e normas de segurança (física e tecnológica) das instalações, equipamentos e dados processados, bem

como normas gerais de acesso aos equipamentos e de proteção dos arquivos, discos e programas, visando garantir a

segurança, continuidade e qualidade dos serviços prestados pela área de Informática;

Pesquisar e estudar os software e hardware disponíveis no mercado, através de contatos com fornecedores de software e

fabricantes de equipamentos, visando manter e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela área, bem como otimizar o

uso dos seus recursos humanos, técnicos e financeiros destinados;

Coordenar e acompanhar a confecção e controle dos manuais e de toda a documentação de sistemas e programas, conforme

os padrões e metodologias usuais na área de informática, visando a segurança e eficiência na utilização dos sistemas

implantados;

Coordenar o treinamento dos usuários em novos sistemas implantados, acompanhando todo o processo e avaliando os

resultados do treinamento e a adequada utilização dos sistemas pelos usuários;

Coordenar a manutenção dos equipamentos de informática, visando otimizar a sua utilização e produtividade.

Competências

Intercooperação

Foco no Cliente

Foco nos Resultados

Melhoria Contínua

Gestão do Conhecimento

Comunicação

Inteligência Emocional

Negociação

Atuação Sistêmica

Atuação Estratégica

Foco em Segurança

Gestão de Pessoas

Assumir Responsabilidade

Amplitude Relativa do Cargo – Complexidade

Participa ativamente do planejamento estratégico com contribuições de sua área e desdobra objetivos estratégicos em objetivos