Tivemos muitos desafios, e os superamos com ações gerenciais corajosas. Isto foi
fundamental, tanto que em 2012 a nossa Cooperativa não sofreu punição da ANS, seja
por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, por realização
de exames ou internações. Enquanto algumas tiveram as vendas de planos de saúde
suspensas, a Unimed Vitória continuou suas atividades normais, numa clara demonstração
de harmonia e equilíbrio entre a sua capacidade instalada, a sua oferta de serviços e as
demandas dos usuários.
O ano também foi positivo em outras questões. Registramos crescimento de carteira
e faturamento, além dos bons resultados alcançados nas pesquisas de satisfação,
principalmente do cliente. Porém, da mesma forma em que conquistamos e vencemos
etapas, também nos deparamos com novos desafios. Eles estão contemplados no
Planejamento Estratégico para o período 2012 a 2015, que se desdobra em projetos e
ações social, ambiental e econômica tendo como alvo a sustentabilidade do negócio.
No ano de 2012, os clientes avaliaram os serviços prestados pela Unimed Vitória, de
forma geral, como "ótimo", com pontuação média de 8,5. Os clientes deram ênfase para
a quantidade e a qualidade de laboratórios, os hospitais e médicos credenciados e a
agilidade nas autorizações de internações. No Cias, os destaques foram a competência
dos médicos e da equipe de Enfermagem e a clareza nas informações disponíveis para o
paciente.
Além de medidas já em fase de implementação, como os investimentos em medicina
preventiva, a verticalização de recursos como estratégia de negócios e as mudanças na
governança para democratizar ainda mais a gestão, temos outros objetivos principais:
melhorar a remuneração dos cooperados, nossa prioridade, e investir na área de
atendimento, com a ampliação do Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) e a oferta
de mais leitos hospitalares.
Buscando a interação e estimulando a participação, mantemos múltiplos canais de
diálogo, informação e transparência, que oferecem aos nossos públicos a oportunidade
de propor, interagir e acompanhar as nossas ações e resultados. Este Relatório faz
parte desse conjunto de ferramentas que, somadas, vêm contribuindo para a posição de
liderança da Unimed Vitória no mercado da saúde, respeitando a ética e os princípios
que norteiam uma instituição democrática, transparente e respeitada.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Márcio de Oliveira Almeida
Diretor-presidente da Unimed Vitória
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