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Rede Médica
Rede
Medica
Qualidade e acolhimento:
receitas para se diferenciar
a partir do patrimônio
próprio.
Os serviços oferecidos pelos planos de saúde viraram commodities.
Hoje em dia, clientes de diferentes operadoras têm acesso
basicamente aos mesmos tipos de serviços, em muitos casos
prestados pelos mesmos profissionais, nas mesmas unidades.
Muda o código da carteira e varia um pouco o valor da mensalidade,
de acordo com a empresa escolhida.
Sob esse aspecto, a Unimed-Rio busca, há anos, se diferenciar de seus
concorrentes a partir um padrão próprio de qualidade no atendimento,
seja na esfera clínica ou de procedimentos de baixa, média ou alta
complexidade. Duas particularidades tornam essa filosofia possível:
o fato de ser uma cooperativa, modelo em que os médicos são sócios e
não credenciados, e a existência de uma rede assistencial da operadora.
As diferenças podem parecer sutis, mas são os elementos que
tornam possível o controle do nível de excelência oferecido, à medida
que os processos de recrutamento e seleção, definição de rotinas,
remuneração, treinamento e gestão de custos estão sob domínio da
própria cooperativa e não de organismos terceirizados.
No caso dos médicos, o estímulo à prestação de um atendimento
altamente qualificado vem de duas fontes. Como dono da
cooperativa, o resultado do padrão de excelência no tratamento
aos clientes em seu consultório se reverte, em última instância, na
valorização de seu próprio patrimônio, seja pelo aumento do volume
de consultas ou pelo fortalecimento da organização da qual é sócio.
De outro lado, ele sofre grande influência por parte da cooperativa,
que utiliza práticas de diversas naturezas para incentivá-lo a reforçar
o status positivo da marca Unimed-Rio.