Delegação de autoridade sobre tópicos econômicos
Além da Superintendência Administrativo-Financeira (Suafi), que gerencia os
custos com base no orçamento anual e estuda a viabilidade de novos negócios,
a cooperativa também adota uma política de gestão de projetos, onde se
forma um ambiente favorável ao compartilhamento de decisões, informações e
alinhamento aos interesses estratégicos visando aumentar as possibilidades de
êxito nos resultados.
Um Comitê Diretivo de Projetos é responsável pelas deliberações, feitas com
base nas informações fornecidas pelo Escritório de Projetos. O Comitê aponta
os projetos estratégicos para a organização, definindo inclusive recursos
financeiros, prazos e possíveis alterações no escopo, cronograma e outros.
Criado em 2013, o grupo é composto por 13 membros, tendo, entre eles, o
gerente de projetos, os superintendentes e a Diretoria Executiva da Unimed
Vitória. A participação dos diretores facilita a revisão de estratégias e a
apresentação do balanço estratégico, opinando sobre o portfólio, com a retirada
ou a inclusão de projetos. Em 2014, o Comitê realizou 17 reuniões conforme a
necessidade de alteração no portfólio de projetos.
Visando uma maior transparência, por decisão da Diretoria Executiva, desde
2013 foram implantadas auditorias internas especiais para avaliar projetos com
custos acima de R$ 500 mil, complementando os controles internos já feitos
regularmente pelas auditorias contábil, de qualidade e de gestão de riscos.
Todos os relatórios das auditorias são enviados ao Conselho de Administração.
Para uma maior transparência, por decisão
da Diretoria Executiva, desde 2013 foram
implantadas auditorias internas especiais para
avaliar projetos com custos acima de R$ 500
mil, complementando os controles internos já
feitos regularmente pelas auditorias contábil,
de qualidade e de gestão de riscos.
74
Relatório de Sustentabilidade -
2014