Definição de Temas
Para a produção do Relatório de Sustentabilidade 2012, a Unimed Vitória
ampliou o número de participantes na definição dos temas abordados
no conteúdo. Essa ampliação usou como critério a relação direta e a
influência dos stakeholders no negócio, conforme mostra a tabela da
página 128 que cita os diversos públicos da Cooperativa. Enquanto nos
relatórios dos anos anteriores esse processo envolveu somente médicos
cooperados e colaboradores, em 2012 foram incluídas novas categorias:
fornecedores, Rede Credenciada, clientes pessoa jurídica e corretoras.
Além de aprimorar ainda mais o uso da metodologia e das diretrizes
da Global Reporting Initiative (GRI), esta ampliação contribuiu para
uma maior abrangência e participação na elaboração do documento,
chegando mais próximo da realidade e das expectativas do conjunto de
stakeholders.
Ao todo, 101 pessoas participaram dessa etapa, um número maior que
os 75 envolvidos em 2011 (45 cooperados e 30 colaboradores). Esse
grupo foi convidado, em dezembro de 2012, a responder um questionário
quantitativo elaborado pela equipe da Assessoria de Comunicação,
que selecionou previamente os temas tidos como mais relevantes e
estratégicos para o negócio da Cooperativa e também abriu um espaço
para manifestações diversas. Os questionários foram encaminhados por
e-mail e/ou entregues pessoalmente pelos colaboradores da Unimed
Vitória e pela Casa do Cooperado.
Ao todo foram seis tópicos listados nas perguntas, com vários subitens
para avaliação dos entrevistados convidados. Com base nas respostas,
foram escolhidos os três subitens mais citados em cada tópico. Esses
dados compõem a Matriz de Materialidade que serve de base para este
Relatório. Além da participação desse público, a definição dos temas
também contou com outras fontes importantes de consulta, como a mídia
de massa, as publicações especializadas e os veículos publicados pela
Unimed do Brasil.
GRI
3.5
4.15
4.16
122
1...,114,115,116,117,118,119,120,121,122,123 125,126,127,128,129,130,131,132,133,134,...150