BALANÇO SOCIAL 2012 |
UNIMED LONDRINA
|
16
7.
Temas do Selo Unimed de Responsabilidade
Social 2012
Palestras
Outra ação que ganhou força neste ano
foram as palestras nas empresas/clientes,
com o objetivo de orientar sobre doenças e
qualidade de vida dos colaboradores. Foram
48 palestras com temas diversos, tais como:
Qualidade de Vida e Hábitos Saudáveis,
Saúde do Homem, Saúde da Mulher,
Trabalho e Relacionamento Interpessoal,
Doenças
Sexualmente
Transmissíveis,
Estresse, Ansiedade e Saúde, Tabagismo e
Primeiros Socorros. O público total atingido
pelas palestras, feitas por profissionais
de enfermagem, nutrição, serviço social e
psicologia da Unimed, foi de 2.198 clientes.
Planejamento familiar
Em atendimento à Resolução Normativa 192
da Agência Nacional de Saúde Suplementar,
que trata do planejamento familiar, a
Combate ao tabagismo
Existentes desde 2010, os grupos de combate ao tabagismo ganharam força
em 2012. A Unimed Londrina formou uma equipe, composta por psicóloga,
enfermeira e nutricionista, responsável por monitorar as atividades realizadas
semanalmente com os grupos de dependentes. Além disso, a Cooperativa
passou a subsidiar medicações que auxiliem os participantes a pararem de
fumar.
Em cinco meses, 20 de 33 clientes e colaboradores que participaram dos
grupos de combate ao tabagismo em 2012 deixaram de fumar. Além dos
grupos, foi realizada a campanha "Unimed livre do tabaco", com o objetivo de
incentivar a participação de quem possui a dependência e eliminar o consumo
de produtos à base de tabaco nas dependências da Cooperativa.
Cooperativa realizou 246 procedimentos
de vasectomia e laqueadura em 2012.
Foram atendidas 494 pessoas em
reuniões de planejamento familiar e
entrevistas com assistente social.
Lado a Lado
Outra ação realizada durante 2012 foi
o programa Lado a Lado, que consiste
em visitas aos clientes internados nos
hospitais credenciados de Londrina
e região. Nas datas comemorativas,
as visitas são especiais e os pacientes
recebem lembranças.
A mesma ação é realizada em hospitais
da rede pública, atendendo a pacientes
de outros convênios e do SUS. Em 2012,
1.270 pessoas, entre clientes e público
externo, foram visitadas nas datas
especiais.
CLIENTES
A excelência no atendimento e os serviços diferenciados, principalmente os relativos à medicina preventiva,
são analisados no tema Clientes.
As pessoas em tratamento de diabetes e hipertensão arterial participam de avaliações periódicas (pressão
arterial, teste capilar de glicemia, medidas de circunferência abdominal, de peso, etc.) realizadas por profissionais
de enfermagem. Em 2012, foram atendidos 2.150 clientes com diabetes e o programa contou com o apoio
de cooperados endocrinologistas, seguindo protocolo nacional de acompanhamento do diabético.
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