Relatório de Sustentabilidade 2013. - page 41

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Rede Médica
Importante mecanismo de internalização dos custos médicos, a rede própria
também reforça e amplia a extensão das práticas de prevenção e promoção de
saúde. Além das atividades realizadas pelo EPVM e pelo Cefis, a cooperativa
conta com programas específicos de monitoramento e acompanhamento em
empresas clientes. O trabalho começa a partir de ummapeamento de saúde,
um questionário cujos resultados apontam pessoas com perfis específicos
para determinados grupos de prevenção. Até o momento, foram respondidos
28.000 questionários com os clientes de plano empresa e 2.100 questionários
de colaboradores da Unimed-Rio, sendo sinalizados como possíveis elegíveis
7.200 pessoas. Em 2013, tivemos 4.645 mapeados, dos quais 50% dos
elegíveis foram incluídos no programa em ambiente empresarial.
Os participantes podem integrar três grupos: o de Gerenciamento de Doenças
Crônicas, o Coração Saudável e o Gestação Saudável. O primeiro conta
atualmente com 13.500 integrantes e consiste em visitas domiciliares de
equipes multiprofissionais, em especial enfermagem, ligações telefônicas
mensais para acompanhamento e central de emergência médica à disposição
e atendimento pré-hospitalar APH, resultando em 57% de redução de custos
de clientes monitorados, 53% de redução do número de internações e 98% de
satisfação dos clientes.
O Coração Saudável temmecânica semelhante, com acompanhamento
médico e nutricional períodico para hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos,
obesos e portadores de doenças cardiovasculares no ambiente da empresa.
Em 2013, contou com 2.027 beneficiários e teve 65% de atingimento total das
metas clínicas e 44% de redução de custo. Já o Programa Gestação Saudável
oferece informação para mulheres grávidas a partir de grupos educativos e
visita de enfermagem domiciliar entre os primeiros 30 dias após o parto para
orientações sobre cuidados com o bebê e a mãe no puerpério. Até o momento,
passaram pelo programa 1.131 gestantes e foram realizados 812 visitas.
Em 2013, houve participação de 223 gestantes e foram realizadas 273
visitas domiciliares.
No relacionamento com os prestadores, a Unimed-Rio avançou nas
práticas referentes aos fornecedores de âmbito assistencial. Uma das
entregas do Programa de Relacionamento com Fornecedores, iniciado em
2012, foi um documento com orientações para aprimorar os processos de
credenciamento, manutenção e descredenciamento de parceiros médico-
hospitalares, em sinergia com o processo de acreditação e com normas da
ANS. As diretrizes, concluídas no último trimestre do ano, ganharam ainda
mais importância por conta das dificuldades de negociação com alguns
grupos controladores de prestadores.
GRI: EC6
O primeiro deles ocorreu com o Hospital Joari, em Campo Grande, Zona
Oeste da cidade, uma região com poucas opções de atendimento. No final
do primeiro semestre, no processo de renovação contratual, a cooperativa
recebeu uma proposta de tabela de preços com valores distoantes da
realidade para o perfil de atendimento naquela praça. A falta de acordo
provocou a saída do Joari da lista de prestadores para clientes das redes
Personal, Personal 2, Alfa e Alfa 2, gerando grande preocupação por parte
dos clientes. Como forma de assegurar atendimento na região, a Unimed-Rio
credenciou o Pronto Atendimento do Hospital Cemeru, também conhecido
como Amesc Campo Grande, e o Hospital Memorial Santa Cruz, um hospital
geral com atendimento adulto e pediátrico.
Em outubro, um episódio semelhante trouxe impactos para a rede
laboratorial da Unimed-Rio: o pedido unilateral de descredenciamento do
Labs a+ Medicina Diagnóstica e do Felippe Mattoso por parte do Grupo
Fleury, controlador das duas redes. Neste caso, a cooperativa buscou garantir
a suficiência de rede credenciando vários parceiros tanto pelo tipo de
serviço prestado como por abrangência geográfica, a exemplo do laboratório
Bronstein, do Lâmina, Cedimagem, CDPI, entre outros.
Atenção domiciliar
Em 2013, 3.352 pessoas
foram atendidas pelo serviço
de atenção domiciliar ou
Home Care, como é conhecido
no mercado. A Unimed-Rio
monitora anualmente a
satisfação dos clientes que
utilizam esse serviço e nos
últimos três anos o índice
fica em torno de 90%.
Em 2013, foi de 89%.
Para Viver Melhor: programa
de gestão de saúde da
Unimed-Rio estimula
a prevenção e a adoção de
hábitos saudáveis de vida
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