Relatório de Sustentabilidade 2013 - page 66-67

Regimento Interno -
Este documento regulamenta o Estatuto Social da Unimed Vitória,
disciplinando a forma de exercício das atividades, os direitos e as obrigações dos associados,
a forma de concessão de benefícios aos cooperados, adequando a prestação de serviços de
assistência médica aos objetivos sociais e coletivos da Cooperativa.
Em cumprimento à Resolução nº 1481/97 do Conselho Federal de Medicina, em 2013, a Unimed
Vitória também incluiu uma norma geral sobre os Recursos Próprios em seu Regimento
Interno, para que cada unidade conte com orientações que atendam às suas particularidades.
Os cooperados tiveram a oportunidade de enviar sugestões, que foram analisadas pela
Gerência Jurídica. A versão final foi validada pelo Conselho de Administração da Unimed Vitória,
e o material divulgado entre os cooperados que prestam serviços nos Recursos Próprios.
Itens abordados no Regimento Interno:
1.
Condições para o cooperado iniciar suas atividades (ingresso e permanência);
2.
Do afastamento temporário;
3.
Das formas de desligamento;
4.
Responsabilidade do cooperado sócio pela indicação de OPMEs e medicação especial;
5.
Penalidades disciplinares;
6.
Processo interno e disciplinar;
7.
Benefícios.
Ouvidorias são exemplos
Buscando orientar sobre comportamentos éticos e em conformidade com a legislação, a
Unimed Vitória adota mecanismos internos e externos, como canais de relacionamento
que contribuem para identificar possíveis desvios, necessidades de correções ou mesmo
reafirmar o cumprimento das boas práticas.
Ouvidoria Externa
A Ouvidoria em saúde suplementar, um canal de comunicação entre clientes e operadoras,
tornou-se obrigatória em 2013, quando no dia 1º de outubro entrou em vigor a Resolução
Normativa ou RN 323, da ANS. Porém, a Unimed Vitória já conta com a sua Ouvidoria desde
setembro de 2010, quando começou a operar este serviço.
Em 2013, a Ouvidoria somou 311 atendimentos, superando 2012 com 264 registros.
Desse total, 100% dos acionamentos foram atendidos dentro do prazo de resposta, com
as devidas providências adotadas. Do total de ocorrências, somente quatro geraram
insatisfações e foram acionadas em órgãos de defesa do consumidor, ficando dentro da
meta do indicador que mede a resolutividade das respostas da Ouvidoria, que hoje é de 8%.
Sendo assim, a satisfação dos clientes com os encaminhamentos e respostas aos registros
é elevada.
GRI
G4-57
A Ouvidoria em Saúde Suplementar entrou em vigor em
1º de outubro de 2013 pela RN 322, porém a Unimed Vitória
já conta com a sua Ouvidoria desde setembro de 2010."
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Relatório de Sustentabilidade |
2013
Unimed Vitória
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