Relatório de Sustentabilidade 2013 - page 68-69

Ouvidoria Interna
A Ouvidoria Interna começou a atuar em janeiro de 2013,
visando ser mais um canal de relacionamento direto com
os colaboradores para registrar denúncias, sugestões,
elogios e dúvidas. O objetivo é transformar manifestações
em soluções.
Para fazer o registro, os colaboradores têm acesso ao
formulário virtual, disponível na página inicial da Intramed,
ou ao formulário impresso, disponibilizado no Hospital
Unimed Vitória e no Hospital-Dia e Maternidade da Unimed
Vitória (HDMU). As demandas recebidas são analisadas
por um comitê, que conta com a participação de uma
auditora independente e é coordenado pela Ouvidora. As
respostas são dadas pessoalmente, sempre resguardando o
colaborador autor do registro.
Ouvidoria Médica
Para facilitar o relacionamento da Cooperativa com os médicos e dos próprios médicos com os clientes,
a Unimed Vitória criou, em 2013, a Ouvidoria Médica, que passou a fazer a gestão das reclamações
entre esses públicos. Este canal é conduzido por um médico. Isso facilita o processo e gera melhores
resultados, já que o diálogo entre os profissionais ocorre de maneira mais natural e aberta. Em 2013, a
Ouvidoria Médica registrou 392 ocorrências.
Canais de comunicação e relacionamento com os públicos
A Unimed Vitória também dispõe de diversos canais de comunicação e relacionamento com os seus
diferentes públicos, usando desde os recursos da Internet até materiais impressos e atendimento
presencial. Neles, podem ser acessadas e/ou solicitadas informações sobre a Cooperativa, assim como
registradas e encaminhadas preocupações e denúncias de irregularidades que possam comprometer a
integridade organizacional, ferindo a ética e a legislação.
Além de dar mais transparência e fortalecer os princípios cooperativistas da Unimed Vitória, esses
canais permitem o diálogo, a participação e a aproximação dos seus públicos com os diversos níveis
hierárquicos da governança corporativa, visando ao compartilhamento de informações e à busca de
soluções dos possíveis problemas levantados e de melhoria dos processos.
Canais disponíveis para colaboradores:
.
Intranet com:
- Blog;
- Canal Fale com o Presidente;
- Fale com o RH;
- Fale com a Qualidade;
.
Jornal online (Unifatos).
.
Jornal Mural (Raio X).
.
Jornal Mural em formato fichário (Raio X Expresso).
.
Display de notícias próximo aos pontos eletrônicos.
.
Descanso de tela em todos os computadores.
.
Display nos banheiros.
.
E-mail direcionado pela Gerência de Recursos Humanos (Linha Direta RH).
.
Ouvidoria Interna "Todo Ouvidos".
GRI
G4-57
69
68
Relatório de Sustentabilidade |
2013
Unimed Vitória
1...,48-49,50-51,52-53,54-55,56-57,58-59,60-61,62-63,64-65,66-67 70-71,72-73,74-75,76-77,78-79,80-81,82-83,84-85,86-87,88-89,...222
Powered by FlippingBook