35
Diretriz Nacional de Endomarketing do Sistema Unimed
©Copyright Unimed do Brasil 2014 - Todos os direitos reservados. Conteúdo estratégico e confidencial.
Não deve ser divulgado em nenhum material de comunicação sem autorização prévia.
DS.001 - Versão 01 Cópia impressa controlada pelo usuário
Ações de Relacionamento recomendadas:
. Conversa com o presidente ou diretor (café, almoço, encontro, bate-papo);
. Datas do colaborador: aniversário, nascimento de filho, formatura e tempo
de empresa;
. Datas comemorativas (Carnaval, Mulher, Homem, Mães, Pais, Crianças,
fim de ano);
. Datas da Unimed;
. Datas da cooperativa; e
. Datas/ações de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
NOTA: preferir ações em que o colaborador viva estas datas a partir
dos atributos da marca.
Recomendação sobre brindes e presentes
Esta Diretriz recomenda cuidados com a prática de entrega de brindes aos
colaboradores da Unimed, normalmente atrelada às ações de relacionamen-
to. Apesar de muitas vezes representar apenas uma intenção motivacional, a
prática de presentear os colaboradores merece atenção, tanto quanto ao seu
uso em excesso quanto aos critérios de escolha, como forma de garantir que:
. O brinde não se caracterize em uma moeda de troca para mobilizar os
colaboradores a aderirem às ações propostas;
. A mensagem transmitida com a entrega de determinado presente seja
coerente às diretrizes da Comunicação Interna, à temática vigente, aos va-
lores da Unimed e às atitudes esperadas dos colaboradores;
. Que não se percam as oportunidades de surpreender o colaborador, risco
que se corre quando o brinde é banalizado pela frequência/excesso. Nesse
sentido, a preferência é "acumular" recursos para concentrá-los em brin-
des ou experiências mais marcantes; e