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Ambiente Externo
Em novembro, a cooperativa voltou à mídia, com uma nova campanha
publicitária, que destacou o crescimento verticalizado do Grupo
Unimed-Rio junto ao cuidado e tratamento humanizado dos
pacientes. As peças, divulgadas em jornais, revistas, painéis internos
e externos do Metrô-Rio, mobiliários urbanos e bancas de jornal,
foram baseadas em imagens cheias de detalhes e cores, feitas por
bordadeiras e posteriormente fotografadas.
As ações de marketing continuaram sendo concentradas em duas
frentes com forte associação com a qualidade de vida e com a cidade
do Rio de Janeiro: esporte e carnaval. No âmbito cultural, a cooperativa
foi, pelo décimo ano consecutivo, o plano de saúde oficial do carnaval
carioca, estampando sua marca no Sambódromo e recebendo 300
convidados por noite em seu camarote na Sapucaí, entre executivos
de empresas clientes, prospects, prestadores médicos e hospitalares,
parceiros estratégicos e atletas patrocinados. Diversos blocos de rua
também receberam apoio.
O patrocínio ao Fluminense seguiu como a principal iniciativa
de marketing esportivo, chegando ao 14º ano consecutivo e se
fortalecendo como a parceria mais duradoura do futebol brasileiro.
De acordo com a consultoria Informídia, umas das principais analistas
de exposição de marca do mercado, o retorno do investimento feito
representou o equivalente a 23 vezes o valor investido, enquanto
em 2012 essa relação foi de 17/1. Além do clube, a Unimed-Rio
também patrocinou o Engenhão no período em que ele ficou aberto
durante 2013 e ampliou sua atuação para outros esportes que
tiveram crescimento de visibilidade nos últimos anos. Um deles é
o vôlei, no qual a cooperativa é patrocinadora da Unilever, equipe
feminina sediada no Rio de Janeiro, treinada por Bernardinho e com
diversas jogadoras da seleção brasileira, e das duplas de praia Alison
e Emanuel, uma das mais expoentes da modalidade, e Paulo Victor
e Rodrigo, representantes da nova geração. Mesmo com o fim da
parceria de Alison e Emanuel no final do ano, a cooperativa seguirá
apoiando os atletas em suas novas duplas. Outra linha é o vínculo
da marca com as corridas de rua, por meio do patrocínio a vários
circuitos de grande adesão popular. O incentivo ao esporte olímpico
também se estende a outras modalidades, com o apoio a Fábio Emílio
no tiro com arco, Rosângela Santos no atletismo, Cassius Duran nos
saltos ornamentais e Vinicius Waked na natação.
A boa reputação e o reforço promovido pelas ações de marketing
fizeram a Unimed-Rio ser destaque em importantes pesquisas de
mercado. A 4ª edição da "Marcas dos Cariocas", parceria do jornal
O Globo com o Grupo Troiano de Branding, colocou a cooperativa,
pelo quarto ano consecutivo, como a marca preferida da população
do Rio de Janeiro, à frente de Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica e
Golden Cross, todas empresas de abrangência nacional. E logo no
primeiro ano de vida do Hospital Unimed-Rio, a unidade já apareceu
em segundo lugar na categoria Hospitais e Clínicas, atrás somente
da Rede D'Or, e se posicionando à frente de hospitais importantes da
cidade e com décadas de existência.
No levantamento encomendado anualmente ao Instituto Datafolha,
a cooperativa manteve-se como a marca Top of Mind do segmento,
com 29% de índice de lembrança. A segunda colocada tem 27%. Entre
os possuidores de plano, a cooperativa lidera com 34%, contra 26%
da segunda colocada. O estudo mostra ainda a avaliação geral com
o plano de saúde. A Unimed-Rio apresentou um indicador de 77% de
satisfação, frente à média de 69% do mercado.
Vida digital
O site da Unimed-Rio registrou 2,2
milhões visitantes únicos em 2013, com
mais de 22 milhões de visualizações de
páginas. Em 2013, foi iniciado o trabalho
de reformulação do site, que deve ter
uma nova versão lançada no primeiro
semestre de 2014.