Quando uma nova coleta é necessária?
       
Em alguns casos, o material pode ser insuficiente, sendo necessário nova coleta por motivos variados, tais como: número de confirmações necessárias; pouco material coletado devido às dificuldades de cada pessoa (recém-nascidos, obesos, pacientes submetidos à quimioterapia ou cateterismo); perecibilidade ou quebra de frascos; excesso de parte figurada do sangue produzindo pouco soro; amostras coaguladas, entre outros.
Reações adversas
       
A coleta de sangue pode ocasionar dor suportável e transitória, extravasamento sanguíneo e, em raros casos, desmaios em pessoas sensíveis. Para evitar hematomas, é necessário comprimir o local por alguns minutos. Em pacientes com problemas de coagulação ou que usam anticoagulantes o tempo deve ser prolongado. É recomendado não carregar bolsas, valises ou fazer força por pelo menos uma hora.
Exames que dependem de procedimentos especiais
       
Alguns exames necessitam de técnicas especiais para serem coletados, como por exemplo: curva glicêmica, curva insulínica, curva de lactose; FSH e LH em homens, perfil metabólico etc. Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento.
Testes que dependem de horário especial para coleta
       
Alguns exames necessitam ser coletados em horários específicos, como por exemplo: ACTH, capacidade de fixação do ferro, catecolaminas, cortisol, ferritina, ferro, haptoglobina, entre outros. Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento.
Testes que dependem de dieta especial
       
Alguns exames necessitam ser coletados após dieta alimentar específica, como por exemplo: ácido 5-hidroxindolacético, ácido hipúrico, ácido homovanílico, arsênico, catecolaminas, coprológico funcional, entre outros. Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento.
Testes que dependem de repouso
       
Alguns exames necessitam ser coletados após um certo período de repouso, como por exemplo:  ACTH, aldosterona, catecolaminas, cortisol. Para mais informações, entre em contato com nosso atendimento.
Uso de bebidas alcoólicas e cafeína
       
O etanol pode diminuir os níveis de glicose e elevar os valores de lactato depois de 2 a 4 horas de ingestão. Seu uso crônico eleva a gama GT, TGP, triglicérides e colesterol - HDL. A cafeína (café, mate etc.) diminui os valores de glicose em jejum.
É recomendado um jejum de 4 horas para a maioria dos exames, com exceção da glicemia - 8 horas e lipidograma (colesterol, HDL e triglicérides) - 12 a 14 horas.
Prática de atividade física
       
Após exercícios intensos, pode ocorrer a diminuição dos níveis de albumina - ferro e sódio, e aumento dos níveis de ácido úrico - aldolase, amônia, catecolaminas, creatinina, creatinoquinase, fosfatases ácidas, fósforo, lactato, leucócitos (contagens), TGO e TGP.
Há restrições de exames no período menstrual?
       
Sim, não é recomendável coleta de urina neste período, porém, se for de suma importância, fazer bem a antissepsia e utilizar tampão vaginal, já que pode haver contaminação de sangue na urina. No caso dos exames de sangue, há alterações de alguns hormônios e proteínas séricas no decorrer do ciclo menstrual. Dessa forma, informe o médico sobre o período em que foi coletado.
Água interfere no jejum?
       
Não, porém em excesso causa interferência nos exames de urina.
Urina só deve ser a primeira da manhã?
       
Não, pode ser colhida em qualquer hora do dia, porém deve-se respeitar o intervalo de 4 horas entre as micções para coletar a amostra.
Urocultura
       
A amostra de urina para urocultura deverá ser coletada no laboratório. Em raras exceções, poderá ser coletada em domicílio.
Testes que dependem de dias especiais para a coleta
       
Alguns exames, por razões operacionais, necessitam ser coletados apenas em dias específicos. Assim, consulte nosso atendimento em caso de dúvidas.
Testes que dependem de procedimentos especiais
       
Alguns exames necessitam de procedimentos especiais para serem coletados, como por exemplo o teste de tolerância oral à glicose. Assim, consulte nosso atendimento em caso de dúvidas.
Cremes e pomadas vaginais interferem no exame de urina?
       
Não, porém deve-se fazer uma boa assepsia no local e usar tampão vaginal para evitar contaminação do medicamento na urina.
Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?
       
Sim, pois em muitos casos esta condição é o motivo para o exame. Porém, algumas doenças que provocam febre podem alterar os exames metabólicos e imunológicos. Sendo assim, é recomendável consultar o médico ou o laboratório antes.
Tem problema em fumar antes da coleta de exame?
       
Não é recomendável fumar no dia da coleta, principalmente quando for fazer teste de agregação plaquetária ou curva glicêmica.